sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

RELATO - A MUDANÇA NECESSÁRIA PARA DEUS RESTAURAR MEU CASAMENTO


Ow glóriaaaa!!! Como Deus é maravilhoso, não me canso de dizer!!! Mais um testemunho lindo de como o Senhor é poderoso para restaurar uma união, mudar a rota de quem quis se apartar e projetar novos caminhos. Hoje nossa querida amiga, Maria veio nos contar como foi a trajetória do seu deserto e como foi a verdadeira mudança em sua vida de mulher controladora para mulher virtuosa.

"Maria que testemunho lindo, de gratidão, amor e compreensão da caminhada cristã. Seu testemunho é uma vitamina aos que ainda estão no deserto desesperançosos pensando que nada vai acontecer. Agradeço pela disposição em nos enviar seu relato e desejo do fundo do meu coração muitas felicidades e uma colheita bem fértil de tudo que está plantando. Que Deus abençoe seu lar com amor e paz!!!"

Sol
.....................................................................

Olá, querida irmã Sol!

Venho por meio desse e-mail trazer meu testemunho e uma palavra de esperança para aqueles que se encontram no deserto, como um dia eu estive. Seu blog e canal do YouTube foram algumas das formas que encontrei para me fortalecer.

Me chamo Maria e casei em maio de 2013, eu tinha 22 anos e meu marido 20, ou seja, não tínhamos maturidade nenhuma, e para acabar de completar, engravidei após 3 meses de nos casarmos. Eu me considerava uma super mulher, pois desde os 20 anos já morava sozinha, trabalhava e pagava as minhas contas, super independente e dona do meu nariz, meu esposo foi criado apenas pela mãe e ainda morava com ela antes de nos casarmos.

Tive um problema trabalhista no antigo emprego antes do casamento, que seria resolvido de forma judicial, enquanto aguardava o processo, pretendia voltar para a casa dos meus pais que ficava em outra cidade. Meu noivo estava tendo alguns problemas com a mãe e também não aceitava que eu fosse para casa dos meus pais, então, a solução naquele momento era nos casarmos o quanto antes e nossos problemas seriam resolvidos, só que não, rsrs.

No período de um ano, nos conhecemos, começamos a namorar, noivamos e nos casamos. Frequentávamos a mesma igreja, mas não tínhamos nenhum contato, só começamos a conversar depois que eu tinha mudado de congregação, pelo Facebook e chat do Gmail, ele que teve a iniciativa. Começamos a conversar como amigos, até que ele falou que estava gostando de mim, no início hesitei, por ele ser mais novo, me "achava" mais madura, mas como percebe-se, acabei cedendo. Tínhamos muitas discussões nesse curto período entre namoro e noivado, mas não demos atenção aos sinais, e casamos mesmo assim.

E começou a nossa guerra, chamo de guerra porque até então, não éramos um time. Logo após o casamento fiz vestibular e estava pensando em voltar a estudar, mas como mencionei antes, engravidei três meses após nos casarmos. Não aceitei muito bem minha gestação de início, pois mudaria todos os meus planos para aquele momento. Desde então, começou a minha jornada de mulher frustrada e insatisfeita na relação. Passei de uma mulher financeiramente independente e com planos para o futuro, para uma totalmente dependente e sem saber o que fazer daquele momento em diante. Me sentia totalmente inferior ao meu marido e não aceitava aquilo.

Ele passava longas horas fora de casa, saía do trabalho e ia para outros lugares sem me comunicar, e quando chegava em casa agia como se nada tivesse acontecido, isso era mais um motivo para me irritar, fora a bagunça que ele fazia, como eu morava sozinha anteriormente, mantinha tudo organizado, agora não dava mais. Esses, juntamente com amizades dele que não me agradavam, foram os principais motivos que me tornaram uma mulher extremamente rixosa, infeliz, frustrada e insegura. 

Em nossas discussões, meu esposo ficava expondo fatos que tinha revelado para ele de relacionamentos anteriores, o que me fez vê-lo com outros olhos, como uma pessoa que eu não pudesse confiar, e fui me afastando e me fechando cada dia mais, acreditava que não podia ser mais transparente com ele, pois o que eu dissesse, poderia ser usado contra mim depois. 

Por diversas vezes, ele tentava conversar comigo, mas eu não me abria, não conseguia dialogar, na verdade, eu nem sabia o que era diálogo, nunca tinha visto meus pais fazendo isso. Meus pais resolviam as coisas com silêncio, ficavam dias e mais dias sem se falarem, o tipo de relacionamento que eu não gostaria de ter quando me casasse, mas quando percebi, já estava repetindo os mesmo hábitos, aquela bagagem estava em mim, sem eu sequer imaginar.

Esse ciclo se repetiu por 5 anos, não conseguíamos ficar uma semana inteira sem brigas, e ele era quem sempre me procurava para resolver, pois eu não sabia nem por onde começar um diálogo, nem o tom ideal, quando falava algo, era sempre com tom de superioridade, sem nenhum respeito ao meu marido, e ainda me considerava uma mulher submissa, pasmem.

Foi quando em 2018 ele começou ameaçar sair de casa, mas me considerava tão boa, que não acreditava, afinal, era ele quem sempre me procurava depois das brigas, me amava demais, nunca sairia de casa, eu pensava. E ele saiu a primeira vez, mas acho que não teve onde ficar, voltou algumas horas depois, eu firme, fingindo não me importar. Ele voltou, mas começou a dormir na cama da nossa filha como já tinha feito muitas outras vezes, para mim, já era comum. Ele me procurou mais uma vez, nos resolvemos, mas como sempre, voltamos a brigar e pouco tempo depois ele saiu de casa novamente, só que dessa vez, ele tinha um estúdio alugado para trabalho, foi onde ele decidiu ficar e para ser sincera, para mim era um alívio, até que passou uns dois dias e ele não apareceu, comecei a estranhar. 

Daí, ele esteve em nossa casa, pediu para conversar mais uma vez e resolvemos, eu nunca baixava a guarda, mas quando conversávamos, eu dizia que ia mudar, mas era só da boca para fora, eu não entendia que precisava de mudança, e tudo voltava a se repetir. As ameaças eram constantes em nossas discussões de que ele iria sair de casa de novo, mas eu não acreditava, ainda mais depois dele ter voltado tão rápido, comecei a confrontá-lo com frases tipo: vai logo! Por quê não foi ainda? Vai com Deus, e frases afins, para mostrar que não me importava, eu estava muito cansada desse ciclo que não parava de se repetir, sentia vontade de sair de casa também, mas não tinha coragem, também tinha consciência de que Deus odeia o divorcio. 

Discutíamos sempre na presença da nossa filha, eu o confrontava de tal forma que o impulsionava a querer me agredir. Em mais ou menos, julho de 2019, ele saiu de casa novamente, e mais uma  vez não dei importância, dessa vez, ele alugou um quarto. Nessa altura do campeonato, mal íamos à igreja, pois estávamos morando em um lugar mais distante, e não tinha transporte regular. Mas como nossas atitudes mostram, não éramos convertidos de fato. 

Dessa vez, ele ficou 3 meses fora de casa, eu continuava firme e também muito magoada por ele ter nos "abandonado", achando que aquilo era o certo, pois a relação estava insustentável. Até que um dia ele me ligou querendo conversar, mas eu não aceitei, ele insistiu dizendo que tinha conquistado algo que sempre sonhou, mas não queria viver aquilo sozinho e me convenceu. Dias depois ele veio na nossa casa, conversamos e nos entendemos mais uma vez, ele voltou para casa. 

Combinamos de passar o fim de ano na casa de meus pais, mas poucos dias antes de viajar, eu ia com a minha filha primeiro, tivemos mais uma discussão, ele voltou a dormir na cama da nossa filha, antes de eu ir viajar disse para ele que não aceitaria mais esse tipo de atitude e se fosse para ficarmos repetindo os mesmos hábitos era melhor terminar, ele nada me respondeu. Disse essas coisas para trazer consciência e ele realmente mudasse, acreditava que ele ainda iria para casa dos meus pais como combinado. 

Alguns dias depois de chegar na casa dos meus pais em outra cidade com a nossa filha, vi em uma foto dele no stories do Instagram que ele estava sem aliança, até então, não falei nada, mas depois de alguns dias, ele respondeu em uma caixa de perguntas que estava solteiro, aí meu chão caiu, como assim? Ele tinha decidido íamos nos separar, mas não falou nada comigo?!? Me senti a pior mulher do mundo, não estava esperando por isso, foi ele que me procurou quando eu não queria mais, como ele pôde fazer isso sem nem me chamar para conversar? Esse foi o início do meu deserto, fui tratada como nada, como se eu não existisse. 

Resolvi mandar mensagem para o questionar, ele me respondeu que tinha tomado a decisão de que seria melhor terminar e isso me doeu bastante, porque eu acreditava que as coisas agora seriam diferentes, agora eu queria continuar, mas recebi esse baque. Eu fiquei arrasada, em uma de nossas conversas ele disse que não me amava mais, eu não estava pronta para ouvir isso, e já não sabia mais o que fazer, me voltei para Deus, pois não tinha nada que eu pudesse fazer, ele já tinha saído de casa e eu estava a alguns quilômetros de distância.

Foi quando comecei a buscar na internet como restaurar meu casamento e encontrei alguns canais, o blog da Sol e o livro Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento no blog da Sol, eu devorei o livro, fiz todos os diários. A partir do livro me conheci realmente e percebi o quanto eu estava falhando como esposa e como filha de Deus, fui levada a um verdadeiro arrependimento, percebi o quanto eu precisa de Deus para me transformar pois entendi que sozinha eu não iria conseguir, comecei a entender que eu realmente precisava de mudança. Foram dias muito difíceis, muito choro, muitas noites de oração, até quando Deus começou a acalmar meu coração e eu comecei a tratá-lo como se estivesse tudo bem, mesmo não estando, doía muito, mas o Senhor me segurava.

Porém, hoje enxergo o meu deserto como tão necessário na minha vida, sem ele, eu não teria sido tão transformada como sou hoje, não teria amadurecido espiritualmente, não teria o relacionamento que hoje tenho com Deus. No deserto eu aprendi a orar em vez de reclamar, parei de ouvir todas as vozes ao meu redor para ouvir somente a Deus, tive experiências maravilhosas, nunca esqueço de uma oração que fiz, já estava na pandemia, eu e minha filha já tínhamos voltado da casa do meus pais, ela estava há quase 2 meses sem ver o pai, fui bem específica, pedi a Deus que tocasse no coração do meu marido para ir vê-la e fui me deitar, minutos depois, acredito que foi o Espírito Santo que mandou que eu conectasse o celular à internet novamente que meu marido iria falar comigo, e quando conectei a mensagem dele já estava lá, e era para falar justamente sobre o que eu tinha acabado de orar, foi tão lindo ver o cuidado de Deus nas mínimas orações.

Alguns dias depois ele foi buscá-la e ela passou alguns dias com ele, que pareceu uma eternidade para mim, ficar em casa sozinha. Depois de 15 dias ele foi vê-la novamente e falou comigo de uma forma que parecia não ter mais raiva, não tínhamos muito contato, pois eu ficava mais no quarto. Por causa de um problema familiar, tive que voltar para casa dos meus pais e fiquei alguns dias lá, retornando no início de abril. Assim que cheguei, a mãe dele veio ficar comigo ao meu pedido para diminuir os custos dele durante a pandemia. 

No início de maio é o aniversário da nossa filha, ela pediu para que eu fizesse  um bolo, perguntei se ele poderia vir, pois não poderia ter convidados por conta da pandemia, então comemoramos em família e ele veio, e não saiu mais. A minha filha dormiu no quarto dela com a avó e propositalmente, minha sogra colocou ele para dormir no colchão em meu quarto. Ele foi dormir primeiro, mas ouviu quando eu deitei na cama e algum tempo depois me chamou para deitar com ele. Eu que não sou boba logo fui, e ele falou que a gente ia ficar juntos de novo, e ficamos desde aquele dia até hoje. É claro que passamos por muitas coisas para chegarmos até aqui, mas não vou me estender para o texto não ficar maior do que já está.

Falei mais de mim, porque fui eu quem passou pelo deserto e quem buscou a restauração do meu casamento, meu esposo não era um santo e claro que acontecia muitas coisas que nos levava a tantos problemas que não dar para expor tudo aqui, você não aguentaria ler tanta coisa, mas o que quero te dizer é que não existe impossível para Deus, hoje eu tenho um casamento maravilhoso, graças a Deus, mas eu tive que fazer a minha parte, coloque Deus no centro que Ele trabalha em seu favor. Creia que ele pode e vai restaurar o seu casamento, mas permita que a transformação comece em você.

Se eu puder te ajudar, me escreva um e-mail: melyn04@outlook.com

Com amor, Maria.

Um comentário:

  1. Que lindo ver o agir de Deus nos detalhes! E saber que ele realmente não quer nos conceder apenas o casamento restaurado, mais sim um coração contrito e entregue a Ele, o Rei da Glória!

    ResponderExcluir