quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

As quatro fases do deserto espiritual na busca pela restauração do casamento


Se você está passando pelo deserto espiritual no casamento pode ter certeza que passará por algumas fases desde a sua entrada até a saída. Antes do meu casamento ser restaurado eu imaginava que seriam apenas três estágios a serem percorridos até o tão esperado milagre, porém após a volta do meu esposo tive a plena certeza que para alcançar a restauração final é necessário passar por quatro fases bem definidas. 


1º fase: INÍCIO, JUNTANDO OS CACOS 

Essa fase com certeza é a pior de todas, primeiro porque é quando você se depara com o deserto, uma dor dilacerante, está ferida, magoada, assustada, humilhada, pensa no problema 24h por dia, tem a sensação de ter um bolor no estômago e uma faca cravada na garganta. Período de grande angústia e aflição, não sente vontade de se alimentar, metabolismo e coração acelerados. Medo do que está por vir, sozinha dentro de uma casa ou fora dela, sem ter para onde ir, muitos retornam para casa dos pais,  tendo que enfrentar família e amigos, além do peso do mundo todo. 

Segundo, sem discernimento espiritual desabafa com todos sobre o problema, fala mal do cônjuge e questiona como uma pessoa tão próxima que prometeu amar e respeitar pode trazer tamanho sofrimento; muitos se culpam por terem adulterado e destruído o casamento; outros se vitimizam por estarem passando por tanto repúdio. É comum o pensamento suicida, não porque a pessoa queira morrer, mas por encerrar esse sofrimento, a mente não para um segundo. A clausura é a saída imediata e a pessoa fica entocada em casa sem querer encarar a realidade.

Nessa fase a pessoa começa a buscar Deus desesperadamente, orando dia e noite, madrugadas para que o Senhor entre com providências em seu casamento que foi destruído sem dó e nem piedade. A realidade é muito dura de se enfrentar e as orações são mais de desespero, lamentos, murmurações, lágrimas envoltas nas memórias de como era a vida antes da separação e a decepção por tudo que aconteceu. O sol brilha lá fora, porém, os dias são sombrios, muitos adquirem a síndrome do pânico seguindo para depressão. A tristeza é vigente no olhar, sorriso já não existe mais, a fé é fraca, equilíbrio emocional zero, a esperança não tem vez e os pensamentos vagueiam findando numa afirmação “agora não tem jeito!” 

A pessoa tenta uma reconciliação, implora pela volta, tenta ser o “Espírito Santo” na vida do cônjuge tentando demovê-lo da decisão, explana sobre a importância da família e do sofrimento dos filhos; das dificuldades causadas por uma separação. Após a negativa do cônjuge na reconciliação a raiva floresce e as brigas acontecem com muitas trocas de ofensas. Os filhos são usados como ferramentas contra o cônjuge que repudiou, as palavras são usadas para exporem os seus pecados rebaixando suas qualidades, demonstrando total descontrole das emoções da pessoa abandonada. As ofensas servem para chamar à atenção do cônjuge que se foi, porém essas atitudes causam ainda mais repúdio.


2º fase: ESTRUTURANDO A VIDA 

Nessa fase a pessoa está um pouco mais forte, já consegue dominar suas emoções, tem equilíbrio e confiança, procurou ajuda e está ciente que sua luta é espiritual e não matrimonial. Com um pouco mais de discernimento já reconhece que com suas próprias mãos não consegue fazer nada e que Deus é a saída. Consegue sentir alegria nas pequenas coisas, já sai mais com segurança e consegue frequentar reuniões familiares, ir a festas de aniversários.

Amadureceu na fé e suas orações são mais seguras, confiantes e firmes, a dor existe, no entanto não mais dilacerante como antes. Reconhece que falou demais e procura não comentar sobre o assunto casamento, nem mesmo comenta do cônjuge com os amigos. A esperança chegar e a pessoa já consegue enxergar uma possível reconciliação. A mágoa já ficou para trás e o perdão é a palavra de ordem. O casamento passa a ser visto como o bem maior e preservá-lo é um dever como cristão, as orações e a busca são bem direcionadas e os propósitos, jejuns são fortalecidos nesse período. 

As provas vêm, aumentam e muitas vezes a fé é testada ao extremo. Luto, perdas materiais e tribulações são corriqueiras, porém a pessoa está aprendendo que com Deus na frente não há perdas e segue confiante que Deus proverá. Começa a sonhar e projetar a vida de uma outra maneira, os valores que foram esquecidos durante o casamento são aflorados, começa a sonhar com um lar renovado e cuida para que isso aconteça, ora a Deus para ter a oportunidade de fazer diferente, valoriza o tempo em família e com os filhos. A arrumação da casa, dos filhos, de si mesma são feitas com outro olhar, o trabalho é executado com mais presteza, a pessoa aprimora-se em outras as áreas como a profissional, familiar e pessoal. 

Deus é o seu consolador e conselheiro, prossegue firme com passos largos buscando a restauração do casamento, confiante que a saída do deserto é uma mera questão de tempo. 


3º Fase: DESCANSO TOTAL NO SENHOR 

A pessoa passou por tudo que o deserto poderia proporcionar, se fortaleceu no Senhor, o tempo passou, meses até mesmo anos, nada aconteceu quanto restauração, porém as mudanças foram visíveis, na fé, no crescimento pessoal e espiritual. O sofrimento já não existe mais, o Senhor limpou toda mágoa e não há mais dor. Nesse penúltimo estágio de descanso total nada mais parece acontecer, o emprego vai bem, a família já se acostumou com sua situação, amigos nem lembram mais do que passou e a vida caminha sem grandes percalços, a prova cessou. 

O que houve ou não com o cônjuge não faz mais diferença alguma, pois o aprendizado sem ele foi grande e hoje a confiança em Deus está em primeiro lugar, na realidade o Senhor foi colocado no lugar que sempre deveria estar, num alto patamar. A restauração familiar não é algo primordial, a comunhão com Deus sim, tudo que vir depois disso é lucro. Os pensamentos não giram em torno do cônjuge e a vida segue com grandes mudanças. 

A restauração pessoal aconteceu e a pessoa se espanta por ter chegado até aqui, o deserto foi árduo, difícil e árido, no entanto a pessoa sobreviveu as lutas e provas seguindo mais fortalecida que nunca. Sua cura foi tanta que a pessoa já não pensa mais em restauração de casamento e sua visão de mundo mudou, o medo já não faz parte da sua vida e seguir em frente é a palavra de ordem, com ou sem o cônjuge. A autoestima está elevada e o futuro almeja grandes vitórias. 

O cônjuge que repudiou nesse período das 3 fases viveu toda liberdade que queria, envolveu-se no lamaçal do pecado, buscou afirmar-se a si todos os dias, que sua decisão era a mais correta, o casamento era uma prisão e ser feliz era sua meta. Lembrava de Deus, porém como uma figura bem distante que não se intrometia em sua decisão, já que sempre teve o livre-arbítrio. Utilizava as falhas do cônjuge para diminuir sua culpa e acreditava piamente que estava seguro em todo processo. A dureza do coração, as escamas nos olhos e os tampões nos ouvidos não o deixavam perceber a prisão espiritual, era a verdadeira marionete nas mãos do inimigo. 

No início felicidade total, liberdade sem limites, vida desregrada, com o passar do tempo a aparente tristeza, o mundo já não é tão maravilhoso assim, estar longe de casa e da família começam a trazer sofrimento, as dificuldades chegam à porta, desemprego, falência, miséria, ou angústia, mal-estar, doenças, principalmente doenças na alma, os olhos começam a ser abertos e a presença de Deus se faz necessária, a urgência se instala. O choro é constante, mesmo sem a pessoa entender, as lembranças começam vir à tona como num filme, sonhos, a perda da família vem como fracasso. Até bater forte no peito a vontade de retroceder e tentar uma reconciliação,

Nessa fase, o cônjuge repudiado tocou a vida, se fortaleceu no Senhor, está mais bonita, a luz de Deus resplandece em sua face, as pessoas comentam as mudanças e elogiam sua conduta. Já o cônjuge que abandonou a casa sente-se derrotado, todos seus projetos foram por água abaixo e voltar é seu único desejo. De um lado o brilho de Deus e do outro o semblante da derrota.  

A luta pela família aflora de tal forma que o cônjuge já extremamente arrependido começa a se reaproximar e para honra e glória do Senhor o perdão acontece e casamento é restabelecido. 


4º fase: ACERTOS FINAIS E A RESTAURAÇÃO 

O cônjuge voltou, a família e amigos estão felizes, alguns surpresos e outros “torcendo o nariz”, porém a voz de Deus reina e as coisas vão voltando a sua normalidade. Entretanto, passada a euforia do retorno, logo inicia-se a rotina e aí vem o perigo, o cônjuge que foi abandonado já não ora como antes, não jejua e nem faz propósitos com Deus como antes, já não aceita mais tantas cobranças em razão de tudo que passou; em contrapartida o cônjuge que regressou ainda não totalmente liberto e recebendo ataques do inimigo (que não quer perder), começa a pensar que não fez uma escolha tão boa assim, que os problemas não acabaram com a volta e que talvez fosse melhor não ter retornado.

Os desentendimentos se reiniciam, os ataques do inimigo são cada vez mais fortes, muitas notícias antes desconhecidas chegam para abalar o casal, o matrimônio novamente está sendo atacado. Nessa hora o cônjuge que orou e lutou pelo casamento tem que parar, respirar e repensar todo o seu trajeto desde o início do deserto. Será que foi tudo em vão? Será que nadou, nadou, nadou e morreu na praia? Nessa hora o discernimento sobre a luta espiritual deve ser mais uma vez definida, mágoa e rancores devem estar literalmente no passado, enterrados.

Recado importante: Muitas pessoas voltam ao início do deserto nessa fase, o estágio que seria a consolidação do milagre se torna um pesadelo onde a pessoa cai literalmente do 39º andar e para se reerguer não é fácil. Pensamentos atormentam a mente com ataques de que seguir sem o casamento é melhor. É nessa hora que a retomada das orações deve ser assíduas, lutar pelo fortalecimento da união, para que o milagre seja concretizado em sua essência, sem interferência externas, selando assim efetivamente a paz e o amor do matrimônio por Cristo Jesus. Aqui deve pesar os valores, a fé e obediência. 

A pessoa que iniciou a luta pela restauração é a parte mais forte da relação e escolhida por Deus para ir até o fim, pelo conhecimento adquirido e pela experiência obtida com o Senhor. A firmeza, a fé e obediência são fatores essenciais, como ponto crucial a segurança em Deus e a responsabilidade de colocá-lo como alicerce espiritual do novo lar, para que nenhuma tempestade no futuro venha derrubar. Passando essas provações o casamento enfim está restaurado pelo todo poderoso e inabalável diante das provações. Por isso, afirmo sem medo de errar: “NOSSA CAMINHADA COM DEUS É ETERNA E NUNCA CESSA, ASSIM COMO NOSSAS ORAÇÕES NÃO PODEM CESSAR JAMAIS!”

Mesmo que tudo aparentemente esteja bem, nossos joelhos devem estar no chão e nossa cara no pó orando por nossa família, nosso casamento e pela paz,

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24-25
Lute com fé e não esmoreça diante das dificuldades, as fases são necessárias para seu crescimento espiritual, às vezes pensamos que não vamos aguentar tamanha prova, porém Deus está ao nosso lado, zelando por nós. Com nossas mãos não conseguimos fazer nada, temos que evidenciar a magnitude do Senhor, o milagre vem da parte Dele. 

Enquanto o cônjuge estiver opresso “deixe o ir”, não tente impedi-lo nem segurá-lo, isso trará mais sofrimentos, ao invés disso entregue sua causa ao Senhor e descanse, o tempo da luta fará com que as coisas entrem no lugar. O cônjuge opresso só irá até onde o Senhor permitir, lembre-se que a plantação é opcional, todavia a colheita não. Lembre-se até o livre-arbítrio pode ser utilizado para levá-lo ao fundo do poço e para sair de lá, somente se estiver firmemente agarrado nas mãos do todo poderoso. 

O Senhor não está inerte a tudo que está acontecendo, Ele é bom, justo, fiel e poderoso, no tempo certo a vitória vem. 


Que Deus abençoe a todos, fiquem na paz! 


Sol – blog Restaurar Casamentos 
www.restaurarcasamentos.blogspot.com.br 


86 comentários:

  1. Nossa Sol,você tem sido canal de benção na minha vida. Nesse exato momento me encontro na 2°Fase e sei que a Vitoria é certa! Pois acredito no Deus todo poderoso.
    Que o eterno continue lhe abençoando e lhe usando poderosamente que ele abençoe ricamente sua família, agradeço a Deus por ter você comigo mesmo de longe nao nos conhecemos, mas louvo ao Senhor.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Glória Deus....Sol o deserto e um aprendizado fases que nunca imaginariamos passar passamos Deus e Deus....

    ResponderExcluir
  3. Quanta sabedoria e sensatez Sol!
    És usada pelo Senhor 🙌

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por Deus usar você sabe suas palavra confortam meu coração e mente

    ResponderExcluir
  5. Estou no meu primeiro deserto ainda fui traida, meu marido ainda está em casa já mandei ele ir embora, más ele não sai assisti alguns vídeos dizendo que não posso mandar ele ir embora mas e tão difícil conviver com uma pessoa que agora olha tão frio pra vc, ele está dormindo no sofá eu estou orando e colocando Deus na frente dessa situação, por q só ele pode dar o socorro q preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso, agora estou na quarta fase
      Não desista. Deus é contigo

      Excluir
    2. Eu mandei o meu embora, não faça isso continue em oração🙏 Deus é contigo.

      Excluir
    3. A Sol tem sido um anjo que é um presente de Deus desde o início do meu deserto ��

      Excluir
  6. Gostaria de esta no grupo .É difícil pois todo me diz esqueça dò muito pois nao casei para criar uma filha sozinha .Mais eu creio em Deus e todo tem seu momento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã tbm sofri nisso. Não casei pra criar filho sozinha. No quarto estágio eu voltei pra o deserto

      Excluir
  7. Uau! Estou impressionada de como você conseguiu descrever as fases com tanta riquezas de detalhes. Me encontro na 3 fase e sinceramente vim aqui pelo video me deu um certo medo da 4°fase, a qual eu desconhecia, porque tambem achei que quando fosse restaurada . teminaria. Graças a Deus que assisti esse video. Creio que foi Deus ja me preparando! Porque estou exatamente como voce descreveu a 3°.
    Mas confio que o Deus que começou a obra e fiel pra terminar e vai me fortalecer quando estiver pronta para o retorno e para o desfecho final. Porque a obra e Dele. Nunca foi minha. Eu so agradeço por ter sido escolhida, e atraida com cordas de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia alguém pode me dizer onde vejo esse vídeo alguém pode passar o link ou áudio por favor estou passando pelo mesmo minha esposa saiu de casa me traiu mas não consegue se desligar de mim me ajudem por favor meu Gmail leandrodougl@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite alguém pode me dizer onde vejo esse vídeo alguém pode passar estou passando pelos mesmos relatos dos comentários meu email leandrodougl@gmail.com

      Excluir
    3. https://www.youtube.com/watch?v=Y0JDJHFS0mo

      Excluir
  8. Glória a Deus por vc ser um canal de bencao, estou começando a 1 fase do deserto e sei que o Senhor está comigo. Como é árdua e difícil essa fase. Deus te abençoe sempre Sol.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Sol estou na 3 fase e as palavras q vc falou caiu certinho na minha vida e acredito q deus tá trabalhando. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Ja estou nesse deserto ha um bom tempoja são seis anos e confesso que estou exausta As vezes acho que estou já na terceira fase mais aí volto pra segunda Deus sempre me disse que meu marido ia voltar Mas ele vive com outra mulher todo esse tempo ,ele ja ests sendo provado ta passando luta financeira Precisa fazer uma cirurgia e nao consegue ta tudo dando errado e eu sei que e Deus que ta permitindo Mas mesmo assim continua forte eu fico perplexa ele se tornou uma pessoa soberba e auto suficiente demais E muito difícil mas eu oro a Deus pra que ele venha a ter uma experiência e ouvir a voz de Deus Ele era um servo muito usado por Deus ,e mesmo estando no pecado Deus já deu sonhos pra ele com a igreja com a família ,já deu livramento de morto quase ele bateu o carro e quase morreu mas continua no pecado Achei esse canal por acaso no face ,e tem sido muito bom suas palavras sol expressa tudo aquilo que a gente passa mesmo vc e muito sabia nas palavras ,e muito bom a gente ouvir o que vc fala afinal vc passou o que todas nós passamos Com fe em Deus creio ate pelos sinais que está perto do meu deserto acabar

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite ou bom dia, não sei prq já são 3:41 da manhã. Estou acordada desde as 2:00 desde o clamor da.madrugada com o @guapo. E ouvi seu testemunho.
    Tbm Tbm estou passando por um deserto na.verdade é o segundo a 1ano atrás e.agora de novo. Mas esse nem se compara ao outro.
    Apesar dele não ter saído de.casa mas tem feito coisas que me.machucam demais. Tem dormido fora de casa mas quer se separar de mim e não sai.
    Com certeza está em adultério tenho orado, mas tbm tenho ficado desanimada por conta duaso. Me.ajude, me acomseaco por favor?

    ResponderExcluir
  12. Meu e-mail é tininhacos6@hotmail.com por favor me.ajude.

    ResponderExcluir
  13. Acho que me encontro na 3° fase do deserto! Cheguei até aqui acompanhando todos os áudios e os testemunhos do blog. Encontrei Deus durante este percurso e continuo seguindo . Peço todos os dias pela minha transformação e da minha esposa. Para que sejamos merecedores da misericórdia de Deus. Oro por todos os inscritos neste blog todas as madrugadas. Deus abençoe todos vocês É lembrem se aquele que começou a Boa obra é fiel.
    Amém!

    Sérgio Moreira!

    ResponderExcluir
  14. A Paz
    Muito bem explicado,as fases do deserto... Glória a Deus por sua vida..por nós ajudar tanto...

    ResponderExcluir
  15. Sol poderia me responder uma pergunta se estou na terceira fase mais minha esposa acaba de se casar, durante o Meu deserto que já faz 5 meses ela namorou noivo e casou e falou que agora está fazendo a coisa certa que não vai cometer os mesmos erros que cometeu comigo e que agora tá firme na igreja e vai fazer a obra como Deus vai fazer? Ela agora tem estabilidade financeira esta com uma pessoa mais nova que tem dinheiro mora em um bom apartamento tem tudo que pediu pra Deus, esta com a nossa filha de 2 anos e 4 meses como Deus vai operar se está tudo perfeito pra ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não sou a Sol mas gostaria de te dizer que vc descreveu coisas boas aos olhos humanos.
      Nosso Deus é poderoso e pode transformar e quebrar os corações.
      Creia Nele.
      Nada que não seja a sua vontade é bom.
      É a vontade Dele é que casamentos sejam restaurados.

      Excluir
    2. Que benção este texto, tudo o que tenho passado esta descrito ai Deus continue lhe dando esta sabedoria a Paz.

      Excluir
  16. Sol poderia me responder uma pergunta se estou na terceira fase mais minha esposa acaba de se casar, durante o Meu deserto que já faz 5 meses ela namorou noivo e casou e falou que agora está fazendo a coisa certa que não vai cometer os mesmos erros que cometeu comigo e que agora tá firme na igreja e vai fazer a obra como Deus vai fazer? Ela agora tem estabilidade financeira esta com uma pessoa mais nova que tem dinheiro mora em um bom apartamento tem tudo que pediu pra Deus, esta com a nossa filha de 2 anos e 4 meses como Deus vai operar se está tudo perfeito pra ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá boa tarde queria saber sobre sua história. se o Senhor restaurou seu casamento já que seu esposo está com outra eu estou em uma situação parecida.
      e desde de já queria se possível alguém me orientasse sou novata aqui e estou precisando de
      ajuda

      Excluir
  17. Sol que Deus te abençoe muito vc porque vc e usada pelo espírito santo

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de saber. Obrigada pelo empenho em ajudar quem está no deserto. Deus lhe abençoe. Não sabia que tantas pessoas procuram restaurar casamento.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde Irmã ouvi um pouco do seu testemunho no canal do Guapó, como eu gostaria de ter a sua FÉ, minha esposa saiu de casa faz um pouquinho mais de 5 meses deixei ir já fazem 2 meses e meio, estou descansando no Senhor tem dias q estou bem, tem outros q vem a saudade ontem mesmo foi um dia destes, e nestes dois meses e meio ela só me viu duas vezes q no Natal pediu p eu passar c as criancas e a família dela q foi muito chato não tivemos contato nenhum a não ser o abraço q pedi a ela é ela me deu mais foi muito rápido e no Ano novo q ela pediu p crianças me mandar um beijo a fui leva Los p casa no mesmo dia depois da virada 2 da manhã passei por ela e ela nem me olhou, Eu assisto muitos testemunhos e estou em dois grupos de restauração mas tem horas q desanima pois são tantas histórias e sempre tem um q está chorando e murmurando.
    Eu frequentava centro espírita e minha esposa vai mas só na parte de mesa branca p rezar a cura p outras pessoas eu me converti faz 3 meses e me batizei vai fazer um mês dia 8, desde q aceitei Jesus tive várias afrontas do inimigo q vc nem imagina, Já tive vários sinais de outras pessoas q vieram falar comigo a respeito dela, mas nunca da boca dela, Eu fico com medo de demorar muito, Eu gostaria de uma opinião se possível pois nunca consegui falar c uma pessoa que o casamento foi restaurado, ela está falando c o seu primeiro namorado quando tinha 15 anos mas até agora por causa da oração da cerca de espinhos Deus não permitiu q eles se encontra se, meus filhos falam q tem hora q nas msg do celulares eles ficam bravos uns c os outros, Ela disse q me Ama p vizinha que nem temos amizade, Já falou em divorcio mas vi o agir de Deus na vida dela, agora ela está afundada nas dívidas.
    Estou congregando, dando ofertas, orando todos dias de 4 a 5 vezes, lendo a bíblia, jejuando fazendo propósitos, aos pouquinhos estou levando meus filhos p igreja, quando eles dormem comigo, oram comigo também a única coisa q não faço e participar da obra porque não tenho tempo de igreja p trabalhar.
    Gostaria de um conselho pois as vezes acho q falta alguma coisa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Nao sei direito qual fase estou uma mistura da 1 fase com a 2

    ResponderExcluir
  21. Oi sol gostaria muito da sua ajuda estou no deserto a 1ano e 6meses estive casada a 21 anos com meu espiso mas teve muitas traições ele teve 3 filhos durante o casamento varias mulheres. Continuo lutando pelo meu casamento todos disseram que nao vale a pena mas eu creio no MEU DEUS DO IMPOSSIVE .Tem momentos de muita tristeza ele ja tem outra mulher preciso de um conselho olho todos teus videos mas ta muito dificel me ajude

    ResponderExcluir
  22. Sol, a paz.
    As suas mensagens são tão edificantes!!! Nao te conhecia , um dia assisti um dos seus vídeos e vi como confirmação da experiência que estou vivendo. Sem saber das suas orientações, ao assitir, pude ver que estava no caminho certo! Deus pessoalmente me conduziu sem interferência de algum exemplo, a partir que me posicionei á ele querendo mudança em minha vida. Querendo viver o milagre de Deus em minha vida! Deus é fiel! Estou maravilhada como o Senhor te usa! Deus é tremendo!!! Que o Senhor renove suas forças a cada dia, para lhe capacitar cada vez mais neste chamado a qual ele lhe ordenou, levando a palavra dele que é tão atual e viva. Eu creio no milagre de Deus!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi sol também queria um conselho estamos separados a cinco meses mais ele ainda mora na mesma casa está difícil pois faço tudo pra ele mais ele me humilha as vezes tenho vontade de mandar ele sair de casa a última foi que eu estava na minha mãe e me mandou mensagem dizendo que estava no trabalho da outra mulher fiquei mal logo depois a própria mulher mandou que era pra mim ter calma que ele só fez isso pra ver minha reação que gosta de mim só queria fazer ciúmes não sei o que pensar me ajuda o que devo fazer

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse blog. Palavras sábias

    ResponderExcluir
  25. Pois é Sol eu falhei na 3 fase,minha esposa voltou eu parei de orar como orava,de buscar ao Senhor como buscava a cá estou eu de novo a lutar pelo meu casamento depois de minha esposa ter saído novamente de casa. Pergunto é mais difícil agora??

    ResponderExcluir
  26. A paz preciso muito de ajuda entrei no deserto faz três meses.vou conta um pouco da minha história sempre fui de farras, bebidas e mim envolvi com muitos homens e tive dois filhos mas nunca morei com nenhum.a três anos mim converti e nessa época já estava com um rapaz que não era evangélico a fomos mora juntos ele também já tinha um filho de um namoro a muito tempo.e resolvemos morar juntos ia fazer 5 anos que estavamos juntos e nesse tempo não fui sabia e viviamo brigando e bebia muito e eu sempre em casa sozinha e comenti adultério e depois de quase um ano quando já estávamos numa fase melhor em já não tinha contato mas com a pessoa meu marido descobriu e esse foi o pior dia da minha vida ele mim bateu muito,xingou e contou pra todo mundo.meu mundo desabou comecei a busca a restauração a vê os vídeos e conhecer a Deus verdadeiramente.nesses três meses meu marido mim procurou para te relação e no outro dia já mim tratava mau e postava fotos com outras pessoas,fica mim falando que não adianta ir mas pra igreja porque adultério não tem perdão,que só ficaria comigo se eu volta a beber.mas tomei a decisão de não querer mais isso na minha vida quero a Deus quero mudar faz um mês que não procuro ele nem tenho contato tenho buscando a Deus.mim ajudem todo mundo fala que Deus não irá restaurar porque não eraéra casados e nem temos filhos juntos.

    ResponderExcluir
  27. Olá sol boa noite ontem fez 1 mês que me separei,sai de casa achando que seria a melhor opção vim morar próximo a minha mae mais vi que só fiz burrice pois meu marido levou a outra lá pra dentro da casa da mãe dele,a nossa casa está lá ainda para alugar eu não me dava bem com minha sogra mais hoje a uniún pessoa que me aconselha para não desisti do meu casamento e minha sogra e minha cunhada,hojeinha sogra me pediu pra mim voltar pra minha casa pois será mais fácil de restaurar meu casamento e tirar a outra lá de dentro da casa dela,pois a minha casa fica vizinho a casa da minha sogra,e tudo dentro do mesmo terreno a entrada temos acesso as duas casas a minha e da minha sogra,estou sem saída se eu voltou ou não,tenho 2 filhos pequenos,amo demais meu marido não e a primeira traição mais amo demais ele,quero muito voltar pra minha casa mais ao mesmo tempo tenho medo dele sair de lá com ela e alugar uma casa para eles dois. Tô nuimu apreensiva pois só tenho essa semana para decidir isso pois as aulas das crianças Jajá começa e tenho que matrícula eles em algum escola.o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  28. Sol nesta quarta fase como devemos tratar nosso conjuge?

    ResponderExcluir
  29. Deus abençoe esse blog e o canal da Sol, tenho aprendido muito e foi através do deixar ir que as coisas começam a acontecer. Desde então fechei minha boca para pessoas e comecei a orar muito mais. Deus está agindo de forma sobrenatural. Ainda não recebi toda a bênção de ver meu casamento todo restaurado, mas já começou a boa e perfeita obra de Deus

    ResponderExcluir
  30. Bom dia sol agora que vi seu vídeo e não sei por onde começa me ajuda ja to no deserto faz três meses

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Sol , estou iniciando meu deserto , está muita grande a luta ,minha esposa me largou por eu ser muito ignorante e só pensar em mim , eu magoei muito ela , hj ela parece q tomou nojo de mim , muito mal ela responde o ZAP pq temos uma filha de 48 dias , estou sentindo muita a falta dela e da minha filha , muita falta da minha família , me ajuda , me coloca em grupo de restauração , me orienta , as coisas só melhoraram na quinta pra frente quando aceitei Jesus , estou buscando a palavra orando , jejuando , indo para igreja , já estou a 2 semanas separados , estou na casa de parentes . Mais creio que Deus vai restaurar nosso casamento , me orienta.

    ResponderExcluir
  32. Já faz um bom tempo que estou no deserto, eu nunca fiquei ligando pra ele volta ou fiquei mandando mensagem ou pedindo ajuda para a família dele, pelo contrário já estava na igreja e assim continuei entreguei pra Deus e fiquei esperando o agir de Deus, hoje contínuo separada, mas não busco mais pelo meu casamento, pois acredito que Deus não tem que obrigar ninguém a ficar com ninguém temos o livre arbítrio se ele não quer eu não tenho que ficar implorando a Deus pra trazer de volta não, até porque ele caiu em pecado porque quis. Não deixei de ama-lo só não quero mais, afinal se fosse pra estamos juntos , ainda estaríamos mesmo com altos e baixos, eu tenho paixão por Deus tenho cede dele todos os dias, mas não vou ficar pedindo a Deus pra obrigar meu ex marido voltar, até porque deixei ir e pedi a Deus que fizesse o que eu não podia fazer por fim ele se ajuntou com a amante e vive com ela até hoje, se são felizes ou não eu não sei pois não procuro saber nada a respeito dele

    ResponderExcluir
  33. Ola,ontem foi assinado pela minha esposa, uma ação judicial para o divórcio, a aí como o meu deserto???

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, estou na primeira fase , eu me separei do meu marido tem 2 anos , voltamos ano passado eu não tive vigilância terminamos arrumei outra pessoa fiquei noiva e ele falou que não tive nem um pouco de consideração com ele ! Tentei voltar depois mais ele não quis, estou agora me entregando de corpo e alma Pq sei que pra Deus nada é impossível! Reconheci que o problema está comigo e estou buscando ajuda em Deus ! Espero em Cristo Jesus está contando meu testemunho pra vcs ! Bjs

    ResponderExcluir
  35. Boa noite , gostaria de conselhos de como sair das fases. Estou na primeira

    ResponderExcluir
  36. Oi, boa noite, meu nome é Claudinete.
    Não sei em que fase do deserto estou, fui eu quem sai de casa em outubro de 2018, mas em janeiro me arrependi profundamente, já pedi para voltarmos umas três vezes, mas meu sspesp não quer, na época da separação estava afastada da igreja a anos, mas em janeiro voltei e me reconciliei com o Senhor. Estou tentando muito me manter firme, e deixa-de ir como vc disse, mas as vezes aquela dor dilacerante do começo parece me pegar novamente, tenho orado, feito jejum, e pedido muito a Deus para que eu olhe somente para Ele o meu criador,estou muito arrependida, e quero muito minha família unida novamente, não aceito outro casamento, outro marido, outra família pois já tenho uma,por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  37. Nossa... Estou surpresa em conhecer essas fases, e que realmente passei cada uma delas, estou na terceira e achei o texto mágico.
    Parabéns Sol, e gratidão por seus ensinamentos!
    Deus abençoe graciosamente.
    Sara Pimentel

    ResponderExcluir
  38. Eu estou na 2 fase ja tem 2 semanas que meu esposo saiu de casa, mas o Senhor prometeu restituição, ele disse que está no controle, moro de aluguel, meu esposo paga as contas todas pra mim e minha filha, e temos 3 meses antes do divórcio, mas o Senhor não ira permitir pois eu creio que eu vou vencer, meu esposo disse que me ama,não houve traíção mais sim ele se cansou pois eu nunca fui sabia em 5 anos de casados, ele está irredutível, cego espiritualmente, mas em nome de Jesus Deus irá restituir,pois eu creio no meu milagre que vem de Deus. E Deus vai me surpreender.

    ResponderExcluir
  39. Estava na fase 4 do deserto, e agora voltei para a fase 3. Não sei explicar a sensação que sinto! As vezes eu quero meu esposo de volta, outras não. Mais estou na dispensação do Senhor, quero que a vontade de Deus se Cumpra em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  40. Estou na 1 fase e ler tudo isso hoje me deu uma força e esperança enorme, sei que a luta é grande mais tenho fé que Deus vai me guiar para vitória.

    ResponderExcluir
  41. Estou na 1 fase, e tá muito sofrido ver a indiferença dele comigo...
    Confesso que não tô sabendo agir, o que devo fazer, alguém pode me orientar, a cada dia a dor só aumentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou assim tambem ate divorcio ja assinamos

      Excluir
  42. Já são 4 meses divorciado de um casamento de 14 anos. Sinceramente, sofri tanto que não sei se desejo minha ex de volta, Deus pode até perdoá-la por ter me traído e ter destruído nossa família, mas eu não sei se consigo perdoá-la.

    ResponderExcluir
  43. Que texto completíssimo, obrigado pelas palavras , nesse momento estou no estágio 1 , minha esposa deseja a separação e não, mesmo sendo eu que errei quero muito a restauração do meu casamento , na glória de Deus meu casamento será restaurado...

    ResponderExcluir
  44. Que texto completíssimo, obrigado pelas palavras , nesse momento estou no estágio 1 , minha esposa deseja a separação e não, mesmo sendo eu que errei quero muito a restauração do meu casamento , na glória de Deus meu casamento será restaurado...

    ResponderExcluir
  45. Estou passando exatamente pela primeira fase angústia tristeza,preocupação hj faz exatamente 7 dias que ele falou em divórcio e 1 dia que ele saiu de casa, estou ouvindo todos os testemunhos desse canal vc Sol é uma mulher guiada por Deus e tenho fé que vou conseguir seguir cada uma dessas fases firme e crendo que chegarei na fase 4 e testemunharei a minga vitória pra honra e glória de Deus

    ResponderExcluir
  46. Estou na primeira fase mandei meu companheiro ir embora devido muitas traições e humilhações ele foi embora eu estou gravida dele de 3meses,ele voltou com uma ex namorada e agora vive me dizendo que era ela que era pra ser a mãe do filho dele porque. Mas disse que vai assumir a criança porém me odeia e não que vê mais minha cara. Bom como tenho buscado a presença de Deus para me consolar com a rejeição. O desejo e restituir essa união e firmar o concerto na presença de Deus para que essa criança venha nascer abençoado em família mãe e pai juntos. Sol ainda não sou casada mais vivíamos companheiros, a família era unida tanto a dele como a minha juntos, depois desse rompimentos muitas desunião. Eu simples a deixei ele ir embora aproveitar a liberdade dele era o seu desejo e fiquei sozinha grávida ele me ajuda financeiramente porém não quê ve minha cara.

    ResponderExcluir
  47. Estou entrando na segunda fase, frisando que eu não fui sabia e joguei meu casamento fora. Eu pedi a separação estou apreensiva quanto a solicitação para assinatura final do divodivó. Assino ou não? Ele já está namorando outra pessoa e dizendo que está sendo feliz e valorizado. Estou buscando a Deus e meu alto controle. Tenho ainda dúvidas se serei feliz com ele ou não mas estou com enviada pelo Espaço Santo de que o casamento é uma instituição criada por Deus.
    Que o Senhor me ajude a me manter confiante de que o milagre da restautares acontecera na minha vida.

    ResponderExcluir
  48. Pelo que vi estou passando pela 3°fase espero que a 4 se concretize em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  49. Sol, não consigo achar seu depoimento do seu deserto. Todo dia procuro aqui. Alguém me ajude, por favor. Você tem tido um papel incrível na minha ligação com Deus, na minha forma de entender e aceitar, e até agradecer(!) pelo meu deserto. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Sol, quero agradecer a Deus pela sua vida, passei pelo deserto e seu testemunho foi muito importante, agora estou na 4 fase e não tem sido fácil, mas com perseverança a vitória é certa em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  51. Eu estou passando pela fase 1.
    Tem 1 semana q ele saiu de casa.
    Houve traições de ambas as partes... Ele não consegue me perdoar mas há 8 meses estava tentando e eu irredutível.
    Agora eu q tomei a iniciativa de separar, ficamos 20 dias separados na msm casa e eu convicta.
    Agora q ele saiu o meu mundo desabou.
    Ele está irredutível e não quer voltar.
    Está difícil atravessar esse deserto.
    Não somos casados mas moramos juntos há 10 anos e no relacionamento há 15 anos e temos uma filha de 4.
    Vale a pena tentar?

    ResponderExcluir
  52. Minha palavra para vc é amor e Gratidão . Eu mudei tanto após ouvir vc. e Deus me levou a um curso de inteligência emocional. Ainda estou separada. já havia me reconciliado. Mas ele quer viver uma vida de solteiro. Mas a culpa desse comportamento foi o que proferir e permitir . porém descobrir o amor infinito. valor e crenças. então hoje serei o canal de bênção e equilíbrio que meu marido precisava. Eu dava amor do Meu jeito e cobrava. Hoje descobrir ser mais leve. autoresponsavel. e puro amor como Cristo nos ama. sem julgar.

    Deus tem feito maravilhas em sua vida. e fará muito mais Do Que imagina.

    seu jeito lembra o meu. rsrs. ainda bem que fomos transformadas.

    ResponderExcluir
  53. Graças e paz!!! Sol estou na 1° fase do meu deserto, minha esposa saiu de casa e foi morar com uma amiga! Ela falou que não me ama mais e que vai se conhecer pois agora está livre para viver a vida dela.
    Sinto muito a falta dela pois amo demais! Estou buscando em Deus e já foi batizada e hoje se encontra desviada por esta vivendo uma nova vida com amigas não tem interesse algum de volta para igreja e nem tão pouco para mim.
    A cada dia que passa ela se encontra mais distante e sinto que o amor por mim acabou definitivamente.
    Busco a restauração do meu casamento e não cometer os erros do passado peço perdão a Deus todas as noites oro todos os dias as 05:30hs da manhã ao lado da minha cama entreguei a minha vida totalmente a Jesus Cristo e estou lutando muito pela a restituição do meu casamento entretanto sinto que minha mulher que viver uma vida de solteira saindo para vários lugares e conhecendo novas pessoas e com certeza um novo alguém!!! Como dói essa fase terrível do deserto que estou passando a solidão machuca demais presciso de ajuda!!!

    ResponderExcluir
  54. Quanto tempo dura cada fase?Entrei na primeira e estou vivendo e sentindo tudo isso ��

    ResponderExcluir
  55. Sol tem algum grupo que eu possa participar de WhatsApp? Acredito que estou indo para a fase 2

    ResponderExcluir
  56. Olá Sol a paz,meu nome é Sérgio Murilo entrei em um deserto em Julho,e preciso de ajuda...

    ResponderExcluir
  57. Sol mesmo que não era casada no papel nem na igreja Deus opera do msm jeito ?

    ResponderExcluir
  58. Meu cônjuge falou que íamos namorar isso já tem quase um mês e só o vi 1 vez, pensei que era a tão sonhada volta, me enganei, tô chateada, essa semana resolvi deixar ir, entregar nas mãos de Deus, só ficar na oração.

    ResponderExcluir
  59. Hoje passando por esse deserto, tive a graça de conhece esse blog que encaixou na minha realidade,me encontro na segunda face..não e fácil.. é vencer um dia de cada vez..parece que não irá acontecer ,mas com Deus temos estrutura para vencer.que a benção de Deus te capacita ainda mais e alcance outras pessoas. A luta continua na confiança da vitória.

    ResponderExcluir
  60. De onde você tirou "às fases do deserto"? Qual literatura, de qual livro? Quero muito ler mais sobre esse estudo.

    ResponderExcluir
  61. Estou no deserto novamente des que ganhei meu filho ele vem.me traindo fazendo tudo errado eu sempre perdoando varias indas e vindas ... buscava pemo casamento mans quando ele voltava eu parava ano passado 6 meses separados agira final de dezembro ele se aproximou janeiro voltou e fevereiro foi embora tenho sofrido de mais e nao somos casados no papel ...mas quero lutar pela minha familia creio que nada e impossível..

    ResponderExcluir
  62. Sol, você é guiada por Deus.
    Estou na 2°fase ainda do meu deserto, já faz 6 meses,tá muito difícil de chegar na 3°fase, ainda guardo muito rancor muita mágoa, não consigo esquecer o que meu marido fez.Esta muito difícil, estou pedindo a Deus em oração para que ele me ensine a descansar nele.
    Quando parece que as coisas está melhorando o inimigo vem e me joga um balde água fria e acaba com minhas expectativas.
    Estava fazendo tudo errado, meu marido saiu de casa é foi morar com OM 20 anos mais velha que ele.
    Ele está completamente enfeitiçado, só Deus pra ter misericórdia dele.
    Por isso oro muito por ele, mas o problema que estava esquecendo de mim.
    Não aguento mais sofrer, agora peço pra Deus tratar dele lá bem longe de mim e me tratar aqui por completo.
    Temos um filho de 9 anos que sofre muito por causa da nossa separação, mas Deus está comigo e vai por tudo no lugar.
    Peço a Deus que cuide de mim e do meu filho, pra nós não sofrer mais por causa dele.
    Ele vem quase todos os dias em casa ver o menino, e ele fica muito triste quando o pai vai embora.
    Está sendo muito difícil.
    Tenho que tirar meu filho desse deserto, que é só meu.
    Deus permitiu que eu passasse por tudo isso, porque eu preciso aprender a me amar e por Deus em primeiro lugar na minha vida.
    Deus está me moldando aos poucos.

    ResponderExcluir
  63. Oi Sol
    Gostaria de entrar no grupo, creio estar passando pela segunda fase do deserto, tinha um casamento sólido, um marido fiel a Deus,mais se deixou levar pelo pecado, me traiu e se diz estar apaixonado por essa mulher, saiu de casa desde então e 2 semanas depois descobri estar grávida, já temos um filho de 5 anos e estou grávida de 6 meses, porém nada mudou na opinião dele, ele descreve essa OM como mulher da vida dele, posta declarações pra ela e diz que quer se separar de mim pra casar com ela pois está em pecado e precisa se concertar.
    Essa OM tbm era casada e tem uma filha de 3 anos e largou do marido pra ficar com ele.
    Estou orando e sempre buscando a direção de Deus.
    Gostaria muito que vc me colocasse no grupo.

    ResponderExcluir
  64. A paz Sol, meus irmãos estou na fase 3, to muito tranquilo, o meu Deserto é com ela dentro de casa, pedindo divórcio, dizendo diariamente que não me quer mais, quer ser livre, solteira e fazer l que bem lhe der na cabeça, irmãos já ouvi coisas horrendas, mas esquenta não o inimigo ele envergonha o próprio cavalo, faz a pessoa dizer que não te ama mais, fala coisas pra te jogar no chão, te deixar no calabouço, quando ouvirdes essas coisas repreenda em nome de Jesus e lembre se ali é o inimigo e não seu cônjuge, não deixe que nenhuma palavra penetre em sua mente e peça a proteção do senhor, e Deus vai fazer a obra, estou literalmente firme nas palavras do senhor, Irmãos Deus não volta atrás na sua palavra, se ele prometeu ele cumpre, por mais que seu cônjuge não queira, não tem essa de livre arbítrio não, basta um querer, a benção e sua, Deus é Deus de aliança, a favor da família, é Deus de Restauração, vá viver, esquece teu cônjuge, ocupe sua mente vá estudar, ore, jejue, e se cuide, ponha seus problemas nas mãos de Deus e aguarde, dia vitória vai chegar!!!!

    ResponderExcluir
  65. Quero entrar no grupo, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  66. Nossa estou ouvindo , cada detalhe vc fala exatamente assim mesmo .me deu forças essas palavras

    ResponderExcluir
  67. Meu marido voltou depois de 5 anos , mais nesse período arrumou um filho e eu não soube lidar com situação. Ele também não soube colocar a ex no lugar dela, so fazia o que ela queria . Acabou que ele saiu de casa novamente me deixando com BB de 2 meses e outra de 7 anos . Estou deserto horrível. Parece mesma história se repetiu , pois na primeira vez fiquei com outra filha com meses também . Agora ouvindo suas palavras e orando a Deus espero nome de Jesus que eu não faça errado de novo .tou amando ouvir , encontrei por acaso na internet. Boa tarde paz do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu hein, se ama mulher, para de esperar por alguém que não te quer

      Excluir
  68. Estou na terceira fase. Passei por muitos obstáculos, emocional e até minha saúde física foi abalada, me entreguei na fé, oração e jejum hoje me considero uma pessoa melhor. As pessoas próximas falam que estou mais bonita. Me reencontrei com Deus, estruturei minha fé.
    Se vou reatar com meu ex não sei,
    Só sei que Deus está preparando o melhor para mim. Tudo no tempo de Deus.
    Mas continuo rezando, tenho que rezar por mim
    minhas filhas e até mesmo para meu ex ele também precisa de oração.

    ResponderExcluir
  69. Eu estou a 2 meses no deserto , o marido maravilhoso que era hoje já não reconhece mais , desde o dia que ele foi embora eu deletei todas as minhas redes sociais para sofrer menos , mas as notícias sempre chegam até nós sem muito esforço . Divórcio já está em andamento , a casa ele já colocou à venda , até a guarda da nossa filha de 8 anos ele disse que vai tirar de mim , eu estou na 3 fase na qual estou totalmente descansada no Senhor , nada mais que ele diga me abala , inclusivo exclui todos os Contatos dele do meu celular . Ele fala com a nossa filha pelo celular dela . Eu estou me sentindo em paz ! Focada no meu trabalho , voltei a louvar na igreja , e comecei a faculdade . Está nas mãos do senhor .

    ResponderExcluir
  70. Estou no deserto a 3 meses, minha esposa está conversando com. O ex e se encontrando com ele. Pesquisando coisas horríveis para agradá-lo na cama. Eu estou triste.

    ResponderExcluir