quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O adultério e os sete espíritos piores



Por Douglas Pereira da Silva

A paz irmão Douglas. Uma pergunta: É verdade que quando uma pessoa comete pecado sexual, ela é tomada por sete espíritos ou, pelo menos, por algum espírito do mal e este fica nela?

Caro (a) anônimo (a), decidi elaborar este post para responder a sua pergunta, tendo em vista que se trata de um assunto que gera muitas dúvidas no coração de nossos irmãos que estão, de certa forma, habituados em ouvir este estranho ensino (ensino?) ...


Os incautos que pregam e ensinam está doutrina (doutrina?) são pessoas dignas de descrédito, haja vista demonstrarem plena desqualificação para exercer o oficio ministerial, por não manejar bem a palavra da verdade que é a principal atribuição do obreiro de Deus (II Timóteo 2.15).

Outra questão: por que nas igrejas e nesta cristandade contemporânea, só o pecado sexual é enfatizado? A mentira deixou de ser pecado? A glutonaria? A inveja? A maledicência? Não são mais pecados?

Ora, se analisarmos corretamente os versos de I Coríntios 6.10-11 e Apocalipse 22.15, conclui-se que o pecado sexual - seja adultério ou fornicação - está no mesmo nível dos idólatras, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores, feiticeiros, assassinos e todo aquele que ama e pratica a mentira.

O apostolo Tiago enfatizou muito bem isso em sua carta, ao explicar que o simples fato de fazermos acepção de pessoas já é um grave pecado passível de condenação pela lei (Tiago 2.9). Para Deus não existe a classificação de pecados veniais e pecados mortais, tal como a apostata Igreja de Roma ensina e, infelizmente, algumas igrejas protestantes também; "pois se tropeçarmos em um só ponto, seremos culpados de todos os outros" (Tiago 2.10), isto é, um simples "pecadinho" de mentirinha ofende a Santidade Eterna de Deus, tanto quanto um pecado escandaloso como o adultério!

Outro fator que quero destacar, é que, estão, redondamente enganados, àqueles que pensam que o pecado de adultério só é consumado no contato físico dos transgressores! O Senhor Jesus ensinou, que o simples fato de cobiçar já é um adultério no coração! Observe que Jesus, igualou no mesmo nível o contato físico com o simples ato de pensar, dizendo: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mateus 5.27-28).

Observe a seriedade do assunto quando as Escrituraras tratam das intensões do coração do homem, chamando de assassinato, o simples de alguém "apenas" odiar o seu irmão (I João 3.15).

Amado (a) anônimo (a), tudo isso foi apenas para demonstrar que não existe o tal de "falhas" (pecadinhos pequenininhos) e pecado, conforme os neófitos e desavisados creem, dado a atual decadência desta geração de cristãos que não se interessam pelo estudo do Santo Livro de Deus.

Vamos agora, analisar exegeticamente o texto Bíblico que, pela má compreensão, tem gerado está heresia, causando terríveis prejuízos para o cristianismo Bíblico, e para o evangelho da Graça de Deus:

"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má". (Mateus 12.43-45).

Observe que, os versos em apreços não estão falando de crentes que cometeram pecados sexuais, conforme você pontuou em sua pergunta. A grande sacada aqui, é perguntar para a passagem porque Jesus disse isso, para quem Ele disse, o que motivou a dizer estas palavras, quais eram as circunstancias, quem eram os seus ouvintes, qual era o contexto etc., perguntas que são facilmente respondidas pelo próprio contexto de Mateus 12.

Um crente, mesmo cometendo pecados - seja lá de qual natureza for - não pode ser possuído por demônios, pois ele já é habitado pelo Espírito Santo de Deus, que não sai do crente e nem dá lugar para que algum demônio venha possuí-lo, isto é, o mesmo não é mais uma casa desocupada - conforme diz o verso 44 da passagem mateusiana em análise.

O crente possui a nova vida que vem de Deus, que é imune a um ataque direto de Satanás: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (I João 5.18). Um crente pode ser influenciado ou enganado pelo Diabo, mas não possuído.


Talvez as objeções recaiam nos seguintes casos:

Sansão, onde é dito que o Espirito se retirou dele (Juízes 16:20);

Saul, do qual o Espirito do Senhor o abandonou e era atormentado por um espirito maligno enviado da parte de Deus (1 Samuel 16:14-23);

Davi, quando orava em seu arrependimento pelo pecado de adultério com Bate Seba, dizendo “não retires de mim o teu Santo Espirito” (Salmos 51:11).

Entretanto, entenda: o Espirito Santo não habitava nos crentes do Antigo Testamento de forma plena e residente, mas repousava temporariamente (Números 11:26), se apossava das pessoas em algumas ocasiões (1 Samuel 10:11), e ainda, o Espirito Santo era derramado em porções (2 Reis 2:9-10).

Quando a era da Graça foi inaugurada por Cristo, o Espirito Santo passa a fazer morada permanente no cristão (João 16:7-8). Mas se o cristão decide viver uma vida infrutífera no pecado, ele extinguira a ação do Espirito Santo (1 Tessalonicenses 5:11-22) que no contexto, o apostolo Paulo estava falando que o pecado pode obstruir a obra e as manifestações de Deus, privando-o da comunhão e da alegria, e não deixar de ser morada!

Além disso, se permanecer no pecado, o cristão pode entristecer o Espirito Santo (Efésios 4:30), e mais, atrair para si o juízo, a correção e a disciplina pela vara de Deus, que castiga seus filhos que tanto ama (Provérbios 3:12; Hebreus 12:6; Apocalipse 3:19). Note na história de Israel, que quando pecavam o Senhor nunca os abandonava, mas corrigia-os pela vara da sua disciplina (Livros de Jeremias, Isaías, Ezequiel, Oseias etc.).

O crente na era da Graça, é morada permanente do Espirito Santo, mas não é por causa de suas obras ou méritos próprios, mas sim por causa da obra redentora do Senhor Jesus (João 16.5-15). O Espirito Santo não deixa de habitar o crente, pois o mesmo foi selado para o dia da redenção (Efésios 1:13-14; 2 Coríntios 1:22), e Deus há de completar a obra que começou (Filipenses 1:6), ainda que seja infiel Deus permanece fiel para cumprir a promessa (2 Timóteo 2:13) – ainda que tal pessoa, tenha que experimentar a vara da disciplina de Deus por meio de tribulações, provas e sofrimentos!

Outra informação de grande relevância em nossa analise exegética, está na parte b do verso 45. Observe:

"Assim acontecerá também a esta geração má".

Portanto, está mais claro que a luz do dia que Jesus está falando de Israel, e não de crente que caiu em pecado!

É nítido isto, na ênfase "esta geração" no texto, cujo estado ficou pior do que estava com a rejeição de Jesus.

Veja no último versículo que Jesus não está falando de uma pessoa, mas é uma parábola falando da geração de judeus incrédulos que um pouco antes afirmou que ele fazia os milagres pelo poder de Belzebu.

Vamos agora, analisar uma pequena parte do contexto desta passagem, para confirmar que se refere a Israel, e não de crentes que cometeram pecados sexuais:

(Mateus 12.41-45) "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má".

Entendeu?

Jesus estava falando com àquela GERAÇÃO.

Ora, sejamos honestos com o texto Bíblico - pelo amor de Deus - a fim de não cometermos o vitupério - para não dizer sacrilégio - de atribuir significados que nem mesmo Cristo pretendia dizer! Tão pouco encontramos tal bizarrice doutrinária em toda a Bíblia Sagrada em seus 66 livros!

Em momento algum no relato de Mateus, Jesus falou: "Assim vai acontecer com todos os crentes, de todas as épocas e gerações se os tais cometerem pecados de natureza sexual".

Vamos à explicação correta de Mateus 12.41-45:

Quando os judeus mergulharam na idolatria, Deus enviou um remédio na forma da invasão babilônica. Eles foram levados cativos e depois um remanescente fiel voltou à terra, curado de sua idolatria. Era como se o espírito mau tivesse saído do homem. Mas a partir daí eles se tornaram uma casa vazia, limpa e arrumada, que não quis receber o Senhor, ficando assim vulneráveis para que aquele espírito desterrado leve consigo "sete espíritos piores que ele", e o estado daquele povo ficará pior do que no início.

Quando lemos a parábola do Senhor da vinha, percebemos que aquela geração que viveu na época de Jesus sabia exatamente que estava rejeitando seu Messias e o entregando à morte. Pelo menos é o que dá a entender quando os trabalhadores da parábola dizem: "Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa" (Lucas 20.14). As palavras do Senhor na cruz, "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" em Lucas 23.34 podem tanto se referir aos soldados romanos que executaram a pena, como também aos judeus que ignoravam as consequências de seu ato.

Em I Pedro 5.8-9 diz que "o diabo anda em redor buscando tragar", mas não diz que consegue mais do que matar o corpo - como o Senhor ensinou nos evangelhos (Mateus 10.28). O crente, em momento de fraqueza por causa de sua carne e velha natureza pode ceder às tentações e ser influenciado pelos espíritos malignos, mais jamais ser possuído!

Quanto a Judas, em quem o evangelho diz que o diabo entrou nele (Lucas 22.3), ele nunca foi salvo. Era apenas um seguidor, apenas um professo como muitos que hoje enchem as igrejas com a Bíblia debaixo do braço, porém estão ali com outros interesses, alguns muito parecidos com o interesse de Judas:  O dinheiro (João 12.4-6; Mateus 26.14-16).

Destarte, este humilde escritor conclui que Mateus 12.43-45, não está falando de crente que caiu em pecado, conforme demonstrado em nossa análise!

Caso a passagem estivesse aludindo a crentes que pecaram, Jesus teria mentido em João 10.27-30, e nossa fé seria vã! O Espirito Santo não deixa de habitar no crente, o qual Deus começou a boa obra (Filipenses 1.6).

Outra, em toda a Bíblia Sagrada, não temos sequer um único exemplo de algum crente que tenha caído em pecado, e logo depois ter sido possuído por algum espírito maligno, ou sete espíritos piores.

Prezado (a) anônimo (a), espero assim ter lhe ajudado sanando esta dúvida, aproveitando também, a oportunidade para refutar mais esta heresia em nosso meio!

Que Deus te Abençoe!

4 comentários:

  1. Paz se deus irmão, muito bom aprender sobre as escrituras.

    ResponderExcluir
  2. Paz se deus irmão, muito bom aprender sobre as escrituras. Saber que somos falhos mas Deus é deus de misericórdia.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa explicação, tudo que foi dito já era de meu conhecimento, mas é sempre bom esclarecer pois ainda tem muitas pessoas que acreditam nesse tipo de "misticismo" evangélico.

    ResponderExcluir
  4. O que houve com o blog desse irmão do texto, deu uma resposta tão estranha e apagou tudo q tinha...demonstrava uma sabedoria tão abençoada...simplesmente sumiu c tudo...coisas tão importantes..

    ResponderExcluir