quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Será que somos tão vítimas da situação quanto parece?


Será que mereço passar por tudo isso? O que eu fiz para estar passando por essa situação? Isso que meu cônjuge está fazendo é muita covardia, quando isso vai acabar? Não aguento mais essa prova? 

Alguém se identifica com algumas dessas frases? Com toda certeza! Se você está no deserto já deve ter proferido ao menos uma rsrs. Mas, será mesmo que você é tão vítima da situação quanto parece? Vamos lá. Antes do dia mau chegar em sua casa como você estava diante de Deus? Seja sincera com você mesma antes de responder. Vou dizer como eu estava, profissionalmente muito bem, obrigada!!! Mãe, a meu ver uma ótima mãe, aos olhos de Deus omissa em muitas ocasiões; No meu lar, pensava ser ótima e aos olhos do Pai, relapsa; Esposa, “a melhor”, na visão do Senhor uma péssima esposa; Cristã, uma pessoa de fé a meu ver, na visão de Deus morna quase fria. 

Genteeee para reconhecer essas falhas demorou tempo, como assim??? Logo eu, a pessoa certinha que pagava suas contas em dia, era caridosa quando via alguma injustiça, ajudava os pobres e necessitados, empreendedora me orgulhava disso, masssss e minha família?? No amor, atenção, cuidado, carinho, oração, fé, jejuns, santificações como estava? Zero, falida e o pior, a olhos nus sem que eu pudesse enxergar, tamanha era a cegueira espiritual. 

Quando tudo aconteceu na minha vida levei um tempo para processar tudo isso, era muita injustiça para uma pessoa só, havia acabado de ganhar bebê, estava retornando da licença maternidade para o trabalho, não tinha quem cuidasse da minha filha e o pior, como confiar os cuidados de uma bebê? Ahhh, como meu marido pode ser tão insensato, egoísta e cruel por me abandonar num momento frágil como esse!!!! Confesso a vocês que meu “mundinho colorido” em torno do meu umbigo ruiu, chorei, sofri, amargurada e injustiçada tamanha crueldade da pessoa que havia me prometido amor eterno. Logo eu que controlava tudo, estava no controle da situação, mandava e desmandava, era a mulher de sucesso admirada por todos, inclusive pelo meu marido. Como isso foi acontecer??? 

As primeiras semanas vocês já sabem né, sofrimento latente, angústia, vitimização, ódio, raiva, solidão, entre outros sentimentos confusos, era como se estivesse com uma faca cravada no pescoço e aquele bolor no estômago, algo que sinceramente não desejo a ninguém. A quem recorrer nessa fase? a Deus!!! O único que podia me ajudar, aí começou minha labuta, oração de manhã, na hora do almoço, intervalo do serviço, nas madrugadas, orações carregadas de sentimentos diversos e sem um posicionamento adequado. A magreza tomava conta do meu corpo, nunca fui gorda, nessa época até queria ser porque já não aguentava mais emagrecer, para os curiosos era dieta para ficar na moda, magérrima e linda (por fora bela viola e por dentro pão bolorento). 

Na minha vida tudo era DEUS, DEUS OWWWW DEUS!!! Virei uma “super” crente, almejava meu esposo de volta, minha casa feliz e minha família de “comercial de margarina” de volta. Mas, o que o Senhor queria de mim??? Um ARREPENDIMENTO GENUÍNO!!! No entanto, na minha busca incessante eu não tinha tempo para pensar nisso, cada segundo era pensando em como restaurar meu casamento, Devorei todos os livros a respeito, lia todos os testemunhos dos sites, blogs e afins, minha oração era uma só: RESTAURAÇÃO DE CASAMENTO. 

O tempo foi passando e nada, já era experiente nisso (pelo menos eu achava isso), meu primeiro deserto durou de quatro a cinco meses e por que esse estava demorando tanto??? ARREPENDIMENTO GENUÍNO. Os meses passaram, chegou o primeiro ano, o desespero quis bater à porta por ver a questão do tempo, mas depois que soprei a velinha do primeiro aniversário do deserto minha ficha caiu. A dor já não era a mesma, o desespero tinha partido já há muito tempo, o sofrimento era “quase” imperceptível, então o que faltava??? ARREPENDIMENTO GENUÍNO

Comecei a questionar a Deus o que ainda faltava mudar em mim para ter o meu milagre, e a cada dia minhas orações eram para minha transformação, meu aprendizado, minha capacitação espiritual. Nessa época meus ouvidos estavam mais atentos a ouvir a voz do Espírito Santo, os jejuns já haviam me fortalecido espiritualmente, minha carne estava sendo mortificada e meu espírito vivificado, as escamas dos meus olhos caíram, meus ouvidos ouviram e tudo foi mostrado a mim como uma tela que reprisa os momentos cruciais da sua vida, e foi algo tremendooooo!!!! 

Caí de joelhos e pedi perdão a Deus por tudo que havia negligenciado em minha vida, meus atos errôneos que tanto fizeram meu esposo sofrer, minhas falhas como mãe, amiga e serva de Deus. Houve naquele momento um ARREPENDIMENTO GENUÍNO, algo profundo, lá do fundo do peito, isso não se propiciou apenas em um dia, foram dias em que o Espírito Santo ia me mostrando a área que carecia de mudanças. O esforço era imenso, fui sendo moldada a cada dia e reconhecendo minhas falhas, meus deslizes, minha incredulidade, me vi como uma serva inútil, fiz a lição de casa e nada além do que me foi confiado. 

“Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lucas 17:10) 

O Senhor tinha me confiado uma família e fui negligente, não apenas com minha família, mas principalmente com Deus, não orava constantemente para que Ele pudesse estar como alicerce do meu lar, olhando e guardando minha família, a minha oração era apática, sem sentimento, algo “para cumprir tabela” sem muita confiança, não vigiava. Durante meu deserto fui realmente transformada pelo amor de Deus, pelo cumprimento da sua palavra em minha vida e por seu cuidado em permitir que percorresse o caminho árduo para alcançar a vitória. 

Meu maior erro foi diante de Deus e não dos homens, a minha confiança deveria estar sempre nEle e na sua providência divina, o aprendizado foi a conta gotas e com sabor amargo, porém surtiu grande efeito na minha vida e na vida de toda minha família. Hoje mudei sou uma nova pessoa, antes de qualquer decisão recorro primeiro ao Senhor e peço a Sua orientação, não fico ansiosa por nada porque sei que meu Deus vive, meu Pai é rico e eu também sou, recebi sua herança e prezo por guardá-la e multiplicá-la para que os frutos sejam alimentos de muitos. Quando vou para uma batalha recorro ao Senhor e primeiro lugar, ouço sua voz e então decido através dEle a melhor estratégia. 

Então meus amados, não façam perguntas que no fundo já sabem as respostas, não se enganem e nem se sabotem, Deus sempre esteve do vosso lado, porém a inquietude não permitiu que o sentissem. Para todas as perguntas acima as respostas vão contra vocês, justamente porque não são vítimas da situação, vocês mesmos ocasionaram isso quando deram brechas para o inimigo entrar, a notícia boa é que a causa não esta perdida, temos um Deus zeloso que está ao nosso lado, basta pararmos um pouco para percebê-lo. 

Muitos me dizem que Deus está no silêncio, que não conseguem ouvir a voz de Deus, mas e vocês como estão??? Ansiosas querendo resolver a todo custo o problema?? Perguntando a um e a outro como fazer?? Falando do que o cônjuge anda fazendo??? Ou será que está quietinha, orando dentro do seu quarto e implorando para que Deus fale com vocês? O nosso posicionamento é o que vai definir a melhor estratégia para o combate. Sei que muitas trabalham fora, têm suas carreiras, outras pela necessidade estão entrando no mercado de trabalho e não sabem como proceder diante das dificuldades enfrentadas. 

Quero deixar um grande exemplo de mulher sábia citada na Bíblia, muitas mulheres hoje se veem num grande dilema que é ser esposa e profissional, estar no mercado de trabalho conquistando carreiras, sendo mãe zelosa e por outro lado, a todo instante sendo afrontada pela era do “feminismo”. Débora, mulher de Lapidote, é citada no livro de Juízes, era muito temente a Deus, juíza, profetisa e guerreira, uma inspiração nos dias de hoje. Ela liderou o exército de Israel quando não havia rei. 

Durante longos anos os israelitas vinham sendo oprimidos pelos cananeus, orientada pelo Senhor, Débora chamou Baraque, da tribo de Neftali ordenou que reunisse homens para uma batalha. Inspirada pelo Senhor, a mensageira de Deus profetizou a vitória do povo de Israel contra o exército cananeu de Sísara. Muito respeitada até pelos homens daquela época, animou os guerreiros que derrotaram os opressores. Debaixo da liderança de Débora, Israel teve paz durante 40 anos. 

“Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele” (Juízes 4:14) 

A história de Débora nos ensina que podemos ser sim, mulheres fortes, trabalhadoras, ajudadoras dos maridos e o principal, tementes a Deus, sem nos desviarmos dos seus caminhos sendo mãe e esposa zelosa, o equilíbrio é a regra e não a vitimização. Imagina se Débora ficasse triste pela situação que estava passando, pelos abusos que o seu povo vinha sofrendo e pelas injustiças que estava passando? Com certeza o desfecho da história seria diferente, mas não, ela ouviu a voz do Senhor, creu na vitória e se dispôs a ir no campo de batalha. 

A vida de Débora nos ensina que Deus está no controle de tudo e vê mais do que as aparências. Naquele tempo, não havia mulheres em posto de comendo, liderando e nem julgando as causas, no entanto, o fator de gênero não foi empecilho para Deus colocar ela num alto posto. Ela foi esposa, líder político e espiritual de todo um país. Sigamos o seu exemplo, estejamos atentos ao que o Espírito Santo de Deus quer nos falar, a direção a ser seguida depende muito do quanto estamos propensas a escutar. 

"Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel" Juízes 5:7 
Cântico de Débora uma das histórias mais lindas da Bíblia, louvor em agradecimento a Deus. (Leiam todo o capítulo de Juízes 5) 

Por um período da minha vida coloquei meus projetos à frente dos projetos de Deus, hoje não mais, sei que o Senhor está a frente em minha vida e que tudo que for fazer necessito primeiro da sua permissão. 

Deus abençoe a todos!!! 

Sol 
(blog Restaurar Casamentos) 

26 comentários:

  1. Tamanha foi essa palavra ao meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Que palavra!! Me trouxe uma Paz. Obrigada Sol. Deus colocou você e o seu grupo na minha Vida. Estou aprendendo a cada dia. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Glorificado sejá Deus pela sua história e vida. Se não tivesse passado por isso tudo, hoje não teria um testemunho tão lindo e rico para inspirar nossas vidas e nossa caminhada. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. gloria a Deus sol vc é iluminada por Deus suas palavras são sabia ouço todos os dias seus áudios e leio a bíblia e peço entendimento para entende_lo

    ResponderExcluir
  5. Bela palavra, como faço lhe mandar um e-mail direto Sol????

    ResponderExcluir
  6. Sol muito obrigado pela orientações tem me ajudado muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Fui casada durante 26 anos,ele foi embora morar com outra pessoa no dia que pediu a separação disse que não sentia mais nada por mim,alguns dias depois descobri que o motivo era outra mulher.Hoje ele vive com ela a exatamente 1ano e 2 meses eles tem um filho situação que me desmotivou a lutar por meu casamento creio que Deus quer e pode trazer meu marido de volta porém depois que conheci seu testemunho voltei a orar pelo meu casamento fique certa que você avivou essa esperança em mim.Que o Senhor abençoe você Sol e todos que estão nessa luta.

    ResponderExcluir
  8. Nossa a história bem parecida com a minha, estou no deserto a um ano, e agora o q me desespero e sobre as promessas, profecias que não se cumprem e foram dadas por pessoas que não me conheciam. Mas a palavra de Deus não volta atras.Nao somos casados no papel, mas queriamos, tive um bebe dele a 15 dias, estou buscando a paz, dominio de Deus na minha vida para q tudo se cumpra! Deus abençoe Sol.
    Q pena não dá p enviar emails ou participar do grupo, são muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Sol a pouco pedi a Deus que colocasse em meu caminho pessoas que teria algo bom de Deus a me oferecer e pela 3 vez ouvindo os áudios pelo YouTube vim parar nesse blog abençoado, vc é boca de Deus para nós nesses momentos difíceis, não pare continue nos fortalecendo através de Deus com sua experiência no Deserto, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Oi boa noite sol,cada dia aprendo mais contigo.
    Que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  11. Sol pode me ajudar minha história é muito difícil, preciso de ajuda pode me dar seu telefone e muito particular

    ResponderExcluir
  12. Sil estou morando na Europa. Sai de dentro de casa. Hoje fazem um mes e 12 dias. Estou desesperada ele não me quer mais! Mas eu o amo. Estou fusdispo a lutar pelo meu casamento. Me ajuda. Qual o seu e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  13. Olá Sol, estou passando por fase muito dolorida em meu matrimônio,
    Não estou sabendo como lidar com a situação preciso de ajuda por favor

    ResponderExcluir
  14. Sol depois que comecei a ti ouvir e colocar tudo em pratica as coisas comecaram a mudar ja veja uma luz no fundo do tunel obrigado por nos passar as suas experiencias

    ResponderExcluir
  15. Sol depois que comecei a ti ouvir e colocar tudo em pratica as coisas comecaram a mudar ja veja uma luz no fundo do tunel obrigado por nos passar as suas experiencias

    ResponderExcluir
  16. Foi ouvindo seus audio que tive esperança de lutar pelo meu casamento. Me encontrei nas suas palavras. Vc é abençoada.

    ResponderExcluir
  17. A paz Sol,esses palavras me ajudaram muito,Deus é o nosso socorro e sei q td acontecerá no tempo dele,tenho fé!
    Estou no deserto a cinco meses e tenho certeza da Vitória.Entreguei ao Senhor continuo orando e clamando🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu estou ha 8 meses e agora ele ta com outra temos uma filha ele ja pediu o divórcio queria muito pessoas pra oramos juntas uma pelas outras meu
      wthassp 91982337341

      Excluir
  18. Sol estou no deserto desde janeiro quando minha esposa me deu um ultimato e pediu um "tempo" ,fiquei desesperado tentei suicidio em fim hoje mais maduro pela caminhada no deserto depois de pela graça de DEUS conheci seus audios estou enfrentando meu ensino aleluia thank you

    ResponderExcluir
  19. Esse relato acima e exatamente o que eu era ,parece que vc esta me descrevendo.

    ResponderExcluir
  20. Preciso de ajuda Sol, estou no deserto fazem 9 meses.

    ResponderExcluir
  21. Comecei meu deserto há poucos dias, só Deus sabe o quanto fui dedicado a minha esposa e isso não valeu de nada.

    ResponderExcluir
  22. Estou no deserto há mêses temos uma filha de um 1 ano e 9meses ele ja ta com outra e pediu o divórcio mas creio nas promessas de nosso bom Deus na sua palavra falar que Deus ama o que é certo Deus esta no controle todas nois que estamos aqui hoje falando do nosso deserto vamos conta nosso testemunho em nome de Jesus ha Vitória é nossa porque nosso Deus esta na frente. Amém

    ResponderExcluir