segunda-feira, 24 de abril de 2017

Motivos pelo quais Deus vai Restaurar meu Casamento



Hoje, dia nove de fevereiro de 2016, fazem exatos quarenta dias que meu esposo deixou o nosso lar, motivado, principalmente, por seu envolvimento com outra mulher. Em alguma outra oportunidade, ainda escreverei detalhes sobre como tudo aconteceu. Porém, neste momento, não quero me ater nos fatos que aconteceram, mas sim, em minha trajetória diante de Deus até aqui, e como, hoje, nesta data, posso ter a plena certeza que, sim, Deus vai restaurar meu casamento.

Escrevo para mim mesma!
Porque, na caminhada que ainda está por vir, com certeza precisarei desesperadamente ler, e me recordar daquilo que eu, pela graça de Deus, já sei, mas com certeza, as circunstâncias do caminho tentarão me fazer esquecer.

Nesses quarenta dias, passei por inúmeras fases: desde a mais profunda depressão, ao desespero, a busca pela face de Deus, a incredulidade, o imediatismo, a revolta, a certeza que tudo irá bem, e voltando ao desespero e à dúvida. Tudo num ciclo vicioso, que creio, todos os que estão em situação de extrema prova, devem passar. Hoje pela manhã foi assim que acordei. Triste. Ansiosa. Reconhecendo a derrota. Até que assisti, pela internet, um sermão de um homem de Deus, que falou profundamente ao meu coração. Deus sabe de todas as coisas, não é?

Então, tenho plena certeza que, aquele pastor, naquele dia específico, foi levado por Deus a pregar aquela palavra e a postar em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=IAAXM6Zm2TE), por que ELE sabia que hoje, na minha atual situação, assistiria aquele vídeo e sentiria Deus olhando bem no fundo da minha alma a cada palavra e o Espírito Santo testificando em mim.



Minha prova ainda não chegou ao fim. Não digo que será fácil. Mas, de posse da palavra que Deus trouxe para mim, juntamente com outros ensinamentos que tenho aprendido durante a caminhada, creio que conseguirei completar a jornada. Por isso, resolvi escrever.

Eu creio que as lutas que passamos que envolvem família e relacionamentos são muito mais difíceis de serem superadas, por que envolvem SENTIMENTOS E EMOÇÕES. 

Nós, com nossa natureza carnal, temos imensa dificuldade em olhar com os olhos da fé problemas que atinjam diretamente nosso relacionamento afetivo, nossa auto estima, nossos sonhos e planos. Mas Deus sabe disso, e por isso, cuida de nós com imenso zelo nessas horas. Nós é que não conseguimos ver. Não damos espaço e oportunidade para sermos inundados pelo amor Dele. 

Temos a tendência auto destrutiva de alimentar nossas mágoas, ressentimentos e tristezas. Nos auto sabotamos. Quantas vezes, nesses quarenta dias, eu desisti de tudo... Não sei responder.

Foram muitas as vezes. 

E em todas, Ele estava ali, pronto a me trazer de volta, a me mostrar um novo caminho, uma nova esperança. Para hoje, a minha oração é que não aconteça de novo. Que, por maior que seja a luta, eu ore recorde que o Seu amor é ainda mais.

E abaixo, elenco todos os motivos que Deus e a Sua Sagrada Escritura me mostra, e que me faz ter a plena certeza que SIM, Deus vai restaurar meu casamento:

1. TUDO O QUE ACONTECE SÓ TEM UMA FINALIDADE: O MEU BEM

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

É isso. Não é fácil viver colocando em prática este ensinamento, quando seu mundo desabou, seu marido saiu de casa pra viver com outra mulher, todos os seus planos foram roubados e destruídos e você se sente humilhada e injustiçada.

Mas o versículo diz exatamente isso: TODAS as coisas. Inclusive as ruins. Todas elas vão, de uma forma que eu não entendo, contribuir para o meu bem. No meu caso em específico, consigo ver claramente como todas essas tragédias contribuíram para o meu bem: foi através delas que eu me voltei para o Senhor, tornei a buscar a Sua face, e fui novamente acolhida por Ele, independente de todos os meus erros. Então, não é fácil, mas preciso glorificar a Deus por usar essa situação para me trazer de novo para perto Dele.

E agora, que já busco Sua presença, ainda acontecem algumas coisas ruins e que minam minha fé: cada dia que passa, aos meus olhos, a situação está ainda pior, meu marido cada vez mais distante, mais frio e cada vez que olho, não vejo nenhuma saída. O segredo é acreditar que isso também será usado por Deus para o meu bem: creio que é nessa distância, nessa frieza, que a mão de Deus irá agir sobre o coração dele, para transformá-lo.


2. OS CAMINHOS DE DEUS SÃO OS MELHORES, SEMPRE

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8,9)
Essa é uma passagem que muito me consola. Primeiro por que me faz entender a grandiosidade dos planos de Deus na nossa vida. E segundo por que me convence que realmente, tudo tem que estar em Suas mãos. 

Vamos pensar: De que adiantaria resolver esse problema através das minhas forças, do jeito que eu sei fazer? Já tive problemas parecidos anteriormente com meu marido. E resolvi sozinha. Nunca chamei o Senhor para me ajudar. E de que adiantou? Todas as soluções foram passageiras e acabaram resultando numa situação ainda pior. Isso por que nós somos pequenos. Pensamos pequeno. Tudo o que fazemos pelas nossas próprias forças é pequeno e débil.

Agora, os pensamentos do Senhor... esses são grandiosos, por que refletem todo o Seu amor e todos os planos que Ele tem para Seus escolhidos. Mas nós não vamos entender. Nunca. Parece loucura, né?

Ver meu marido cada dia mais se afastar e estruturar uma nova vida longe de mim. Se fosse pela minha vontade, ele já estaria de volta dentro de casa, deixando toda essa loucura para trás. Mas essa é uma solução imediatista. Resolve a minha dor do momento. Mas com certeza, não é o plano de Deus. Por que os pensamentos e caminhos do Senhor são mais elevados. Ele vai trazer meu esposo de volta sim. Mas pelos Seus caminhos. Isso significa uma benção completa e definitiva. Melhorar a minha dor momentaneamente não resolve. Os planos de Deus são que eu não sofra mais com meu casamento. NUNCA MAIS. 

E isso quer dizer que meu marido, assim como eu também, seremos moldados, moídos, quebrantados. Depois, restaurados e transformados segundo a perfeição dos caminhos do Senhor. Aí sim, poderemos viver as bênçãos e promessas de Deus no nosso casamento. Dá pra entender a diferença do meu caminho e do caminho do Senhor?

A obra segundo a vontade Dele sempre será completa!


3. NÃO ADIANTA TENTAR: EU NÃO VOU CONSEGUIR ENTENDER O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO

"Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas." (Eclesiastes 11:5)
"Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois." (João 13:7)

Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior: Todas as coisas cooperam para o meu bem, e os pensamentos de Deus para mim são muito elevados. Assim, diante da grandiosidade de Deus, não adianta tentar entender com racionalidade os caminhos pelos quais Ele está me levando. Basta saber e crer que será sempre o melhor. Quando medito no versículo de Eclesiastes, acima, é que me dou conta de quanto somos pequenos!

Sou mãe, e não tenho como explicar de nenhuma forma, como meu ventre foi capaz de gerar uma vida. Como vou querer entender ou questionar a forma como Deus irá fazer o meu milagre?

Hoje eu não entendo, mas um dia entenderei! É promessa Dele! 

E verei que tudo isso foi somente com o único intuito de me manter perto Dele e me abençoar. 

Um dia, nós entenderemos!


4. A MINHA FAMÍLIA É PLANO DE DEUS

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele" (Gênesis 2:18)
"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gênesis 2:23,24)

Aprendi nesses dias com um amado irmão, que a família é a primeira instituição criada por Deus. E os versículos acima me comprovam isso. Família é o alicerce do homem, é o que o norteia, o que dá sentido às suas ações A minha família é plano de Deus, e mais, é PROMESSA de Deus. Creio que é agradável a Deus uma família em harmonia.

Uma família unida pelo amor, pelo respeito e principalmente pelos princípios divinos é motivo de honra e glória para o nome do nosso Criador.

Então, com certeza, apesar de eu não entender como, com certeza minha família será restituída, por que as promessas de Deus são imutáveis.


5. DEUS ODEIA O DIVÓRCIO

"Eu odeio o divórcio, diz o Senhor, o Deus de Israel, e o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis." (Malaquias 2:16)
"E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Marcos 10:4-9)

Nem tem muito o que falar. A Sagrada Escritura já diz o que é necessário. O casamento é sagrado para o Senhor. A ordem é clara; também aprendi com meu amado irmão: é um texto NORMATIVO. 

Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem. E pode ter certeza que, havendo a separação, nosso Deus move céus e terra, se preciso for, para restaurá-lo e trazê-lo para debaixo de suas poderosas mãos.

6. O ADULTÉRIO É PECADO QUE CONDUZ À MORTE

"Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa; Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida." (Provérbios 5:3-9)
"Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos. Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar." (Provérbios 6:25-29)
"Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas, Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo, Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa; No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão. E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés. Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos; E chegou-se para ele e o beijou. Com face impudente lhe disse: Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos. Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei. Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito. Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela. Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores. Porque o marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem; Levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado. Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios. E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões; Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida. Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca. Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas. Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos. A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte." (Provérbios 7:6-27)

Diante da particularidade do meu caso, tenho especial predileção pelos textos bíblicos que abordam o adultério, a conduta da mulher adúltera, e as consequências deste pecado. Em todos os momentos, ler essas passagens sempre me trouxe conforto, pois Deus abomina tão claramente o adultério, que sempre tive comigo que isso deve ser insuportável aos olhos de Deus.

Ainda penso assim: sendo a família um plano sagrado de Deus, e o adultério um pecado tão abominável, como não crer que o Senhor, grande em majestade, não irá intervir nesta situação? Quanto mais se pensarmos que as Escrituras são claras: seu caminho conduz à morte...não iria Deus, em sua imensa compaixão, estender Sua Mão àqueles que estão perdidos?

7.O SENHOR CUIDA DOS SEUS

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?" (Ezequiel 33:11)
"Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão." (Ezequiel 34:11,12)
"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9:13)

Essa é uma lição simples. Mas nem tão fácil de engolir! Não é somente pelos motivos expostos que Deus irá restaurar meu casamento. Existe este lado também: Deus AMA o pecador. Traduzindo: Ele quer resgatar, não só meu marido, como também a amante dele. Não terei meu casamento restaurado por que eu mereço. Mas sim, terei meu casamento resgatado por que os dois que estão perdidos são valiosos para o Senhor e é do interesse Dele libertá-los, curá-los e transformá-los em nova criatura.

Então, entenda: vai muito além do meu interesse pessoal. É do interesse do Pai, para que mais vidas sejam libertas e O conheçam.

8. NADA É OCULTO DOS OLHOS DE DEUS

"O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras." (Salmos 33:13-15)

"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hebreus 4:13)
"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:14)
Uma das coisas que mais aflige o meu coração é imaginar a dinâmica do adultério que meu esposo cometeu contra mim. É muito dolorido saber, que enquanto eu me dedicava, cuidava dele, e o amava com toda dedicação que uma esposa pode ter, em algum momento do caminho eu o perdi, e que aos poucos ele foi se deixando levar pelas palavras doces da mulher que o tirou de casa.

Me tira o sono imaginar quantas palavras foram trocadas, quantos intentos foram traçados sem que eu soubesse, quanto mal foi feito às minhas costas até toda situação vir à tona de forma irreversível. Me sinto humilhada, como se nenhuma das minhas atitudes tivesse tido valor. Me lembro de quantas noites eu agradeci a Deus por ter meu esposo ao meu lado, e me desespero ao lembrar que enquanto eu fazia isso, ele dava espaço para outra mulher na nossa vida e no seu coração.

Os versículos acima são os que me consolam nessa situação. Me lembro que NADA, absolutamente nada é feito escondido do Senhor. Eu não sabia. Eu fui enganada. Eu convivi com a amante do meu marido sem saber o laço que estava se formando. Mas Deus sabe. Ele viu cada intento que foi formado no oculto, na escuridão contra minha vida. 

Deus estava presente em cada encontro às escondidas, e no primeiro contato físico dos dois, Ele estava lá. Eu não posso fazer nada a respeito disso, está além do alcance das minhas mãos, como estava longe do alcance dos meus olhos quando aconteceu. Mas não estava, nem está fora do alcance dos olhos e ouvidos do Senhor, que tudo vê e tudo ouve.

E é Nele que espero minha redenção e justificação diante de tudo que aconteceu.


9. DEUS É JUSTO. A ALEGRIA DOS ÍMPIOS É PASSAGEIRA

"Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar. Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz. Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas. Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia." (Salmos 37:34-39)

Existem inúmeras passagens bíblicas que tratam do tema. O salmo 37 é um do meus preferidos. Com ele temos a certeza que, por mais que pareça o contrário, a alegria dos ímpios com o pecado é passageira. O Senhor retribui a cada um de acordo com suas obras. Ainda que aos nossos olhos demore, ainda que pareça impossível: a justiça de Deus se revelará.

O Pai está sempre com os ouvidos atentos para ouvir nossas queixas. E quando somos realmente vítimas de armadilhas e injustiça, podemos crer que será Ele quem nos dará a recompensa. 

Esse é um grande conforto para aqueles que, dia após dia, são submetidos à vergonha, à humilhações e injustiças. Nosso Pai é Justo e Fiel, e Nele devemos confiar.

Esse é apenas um lembrete para os momentos difíceis. Creio que, guardando isso em meu coração, poderei, em breve, louvar ao Senhor e servir de testemunho para a glória do seu Eterno e Augusto Nome!

Escrito por D.S
Enviado pelo amigo Douglas 

................................................................................................................

O casamento dessa mulher foi restaurado e ela pode contemplar o milagre de Deus em sua vida, e o mais importante de sua experiência nesse deserto, foi vivenciar todo o processo de restauração baseado na fiel palavra de Deus que é infalível e eficaz. Convido a todos vocês a lerem a palavra, crerem na palavra e viverem a palavra de Deus!!!

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12)

Fiquem na paz!

Sol

8 comentários:

  1. Que testemunho inspirador, há algumas semanas eu o li e tenho aplicado a minha vida, viver pela palavra de Deus com fé e clamar pela alma daqueles que Deus ama, meu esposo é a amante.

    ResponderExcluir
  2. Que testemunho inspirador, há algumas semanas eu o li e tenho aplicado a minha vida, viver pela palavra de Deus com fé e clamar pela alma daqueles que Deus ama, meu esposo é a amante.

    ResponderExcluir
  3. Testemunho encorajador. Tem dias que ,me sinto fortalecida por Deus e outros angustiada. Mas crendo no Poder de DEUS em restaurar as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Um dos testemunhos mais lindos que já li! O que mais verdadeiramente me tocou! Li e reli no mesmo dia! Trata exatamente da minha história! E estou no 43º dia do deserto! Pedi uma resposta a Deus se deveria lutar e Ele me direcionou a esta leitura. Assisti ao vídeo também! Esta moça já postou o testemunho de sua restauração?! Gostaria de ler...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Simplesmente obrigada! Antes de ser meu esposo, ele é filho de Deus. A amante, é filha de Deus. E o Pai quer o melhor para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Estou agora dia 02/09/2019 lendo esse testemunho, fazem três anos que foi escrito, e vejo a grandiosidade do Senhor Jesus, sua PakaPal nao muda e não mudara. Deus quer mais de nós, Ele quer que confiamos e entregamos totalmente nossas vidas a Ele. Que venhamos busca lo , não pela Restauração do nosso casamento, mas primeiramente e principalmente pela nossa Restauração pessoal, nossa comunhão e total dependência dEle. Obrigado Senhor pelo seu imenso amor. Te amo Jesus

    ResponderExcluir
  7. Hoje dia 25/2021 estou lendo esse testemunho. De fato e inspirador minha esposa se separou de min faz um mês. Sinto falta dela todos os dias, e sempre me logo chorando pensando nela e olhando nossa fotos de casamento, tenho pedido a Deus todo dia pela restauração do meu casamento para que juntos possamos ser felizes ela foram a Deus. E que nossa vida sirva de testemunho. A jeni e a pessoa que mais amo nessa vida e a mais importante tbm. Acordar todos dias e olhar pro lado dela da cama. e ela não estar. Faz meu coração se apertar de SDS. Um mês praticamente sem ver ou falar com ela. Creio não ter parado nesse testemunho em vão. Que Papai restaure meu casamento.

    ResponderExcluir
  8. E quando a esposa trai mais de uma vez, o marido tentou varias vezes salvar o casamento, mas acaba desistindo pq nao viu sincero arrependimento da esposa.
    O marido acaba se envolvendo com outras mulheres e encontra uma em que o completa em diversos aspectos.
    Esse marido que foi traido e trocado pelo amante não pode mais ter putra esposa pq ja foi casado?
    Estando hj divorciado?

    ResponderExcluir