terça-feira, 17 de outubro de 2017

Mensagem aos que ainda não se casaram no civil e no religioso



Por Douglas Pereira da Silva



Percebo que o povo está se perdendo por falta de sabedoria e uma boa exegese da Sagrada Escritura para entender o significado correto de Fornicação [no grego πορνεία].

Tenho observado algumas irmãs – e também irmãos – que foram desencorajados e desesperançados para lutar pela restauração de suas famílias, simplesmente porque não se casaram no civil e no religioso, mesmo vivendo anos a fio debaixo do mesmo teto e ainda, ter filhos do relacionamento que não é reconhecido juridicamente.

Alguns pensam – equivocadamente – que estão vivendo em Fornicação por viverem assim.

Certa feita, uma querida irmã que foi abandonada pelo marido por causa do adultério deste, estava desesperada, pois o egrégio pastor conselheiro da igreja em que ela frequenta, havia dito para não lutar mais e nem procurar o companheiro, pois não era casada no civil e que, portanto, estava vivendo em Fornicação.

O dileto pastor aconselhou a procurar outro homem para casar e formar uma família.

Eis os motivos de angustia desta amada irmã: pensar que não havia mais jeito para restaurar a família e que o seu caso era completamente perdido; "descobrir" que vivia em pecado de Fornicação - conforme proposto no deprimente conselho pastoral...

Detalhe: a irmã, desejosa de buscar ao Senhor nosso Deus e lutar com auxilio da Fé para restauração do seu lar, já tem filhos com este homem e viviam juntos há nove anos!

Ora minha gente, é preciso discernimento e bom senso para compreender que o Casamento é o Ato!

"O evento, a cerimônia, a convenção, o ritual, ou como queiram chamar, acontece apenas para partilhar (anunciar) entre queridos essa união que já aconteceu e levar ao conhecimento de familiares, amigos e a todos aqueles que compõem a comunidade em que o casal vive. O casamento, verdadeiramente, acontece quando duas pessoas se unem nos mesmo ideais, na mesma consciência, em um só pensamento a respeito de uma união a dois, com respeito e fidelidade mútuos. Passou disso é convenção. É questão cultural. É ato ligado a exterioridades".

No aspecto histórico religioso, toda a ritualística do matrimonio tal como conhecemos hoje (aliança de ouro no dedo, vestido de noiva e véu na cor branca, cerimônia religiosa diante de um sacerdote ou ministro religioso, festa com os familiares, bolo e comidas, etc.) era uma prática pagã que foi inculturada, isto é, adotada pelo cristianismo por volta do século V, entre os clérigos romanos – nesta época ainda era permitido o casamento dos papas e padres da Igreja de Roma.

No aspecto jurídico, o casamento reconhecido diante das leis constituídas pelo Estado e a Nação tal como conhecemos hoje, em Cartórios de Registro Civil, só foi instituído no Brasil por volta do ano de 1875.

Isto posto, para haver casamento válido diante de Deus entre um homem e uma mulher, independe tanto do aspecto histórico religioso (ritual de casamento), quanto do jurídico (cartório de registro civil) como observamos acima; pois o ato em si ocorre dentro de uma tríplice ação na esfera humana conforme prescrito na Sagrada Escritura, a saber: Deixar o pai e a mãe, unir com a pessoa do sexo oposto e tornar uma só carne.

Vejamos a declaração do Senhor nosso Deus que ratifica – indubitavelmente – está irrefutável verdade:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. (Gênesis 2.24)

A afirmação do verso aludido ocorreu no momento em que o próprio Deus institui o laço sagrado do matrimonio no jardim do Éden, unindo Adão e Eva – os primeiros seres humanos e pais de toda a humanidade. É interessante neste ponto, observar – se é que há alguma necessidade – a completa e total ausência do aspecto histórico religioso (ritual de casamento) e jurídico (cartório de registro civil) neste tão nobre evento realizado pelo Eterno.

Além deste fato tão relevante, temos a confirmação desta tríplice ação séculos mais tarde, dada pelo próprio filho de Deus – o nosso Senhor Jesus – durante um acirrado debate teológico entre os defensores das escolas rabínicas de Hilel e Shamai (Mateus 19.4-6).

Entrementes, analisando minuciosamente a tríplice ação humana do casamento válido e considerado por Deus, temos:

Deixar o pai e a mãe (Gênesis 2.24a), isto é, tanto o homem quanto a mulher devem ser solteiros sem nunca antes terem contraído voto matrimonial;

Unir com a pessoa do sexo oposto (Gênesis 2.24b), isto é, viver uma vida em comum no lar, em amor, amizade, compartilhando das alegrias e também das inevitáveis tristezas, unindo forças para somar na edificação e para o bem da vida em comum;

Tornando-se os dois numa só carne (Gênesis 2.24c), isto é, manter em amor, responsabilidade, carinho e fidelidade a relação sexual entre o casal.

O casamento acontece diante do Senhor, quando ocorre estas três ações simultaneamente entre si.

Se há ausência de alguma destas características que compõe a tríplice ação humana do casamento em sua relação marital – que ainda não foi legalizado juridicamente diante das leis do Estado - então sim, você vive em Fornicação, portanto, em pecado diante de Deus!

No entanto, o objetivo deste modesto autor não é de forma alguma, incentivar a prática da convivência marital e o amasiamento, gerando relacionamentos não regularizadas e reconhecidas no campo jurídico.

Muito menos, condenar o ritual do matrimonio simplesmente por ser uma festa com origem no paganismo dos povos primitivos.

A questão é que devemos abraçar com amor e agregar ao corpo de Cristo e no roll de membros da Igreja enquanto organização, todos os irmãos que por diversos motivos já vivem assim desde sua conversão.

Outro sim, orienta-los com amor quanto ao dever cívico de regulamentar seus matrimônios no cartório civil a fim de se ter o reconhecimento jurídico perante o Estado e suas leis constituídas, pois devemos como cristãos dar o bom exemplo e andar de acordo com as leis humanas – conforme o ensino paulino (Romanos 13.1-7).

Jamais dize-las a elas que estão em pecado de Fornicação, tal como boa parte das Igrejas – se não quase 100% – ensina; Fornicação é sexo entre solteiros que estão descompromissados com a instituição família, portanto, há pelo menos a falta de alguma daquelas características que compõe a tríplice ação do matrimonio válido (Deixar o pai e a mãe, unir com a pessoa do sexo oposto e tornar uma só carne) – evidentemente que não é o caso destes casais que vivem debaixo do mesmo teto há tanto tempo e, ainda, possui filhos do relacionamento!

Querido leitor, agora que você entendeu o que é matrimonio válido para Deus, além do seu desejo que é legitimo do direito justo de lutar e restaurar o seu casamento, precisa proceder diligentemente de forma digna e santa para conquistar e ganhar o seu conjugue para Cristo evangelizando-o através do seu testemunho na conduta e no comportamento cristão, para então regularizar a sua situação junto as leis civis do nosso Pais pois o cristão, conforme prescreve o Livro Santo, deve obedecer as leis humanas constituídas (Romanos 13.1-7), evidenciando a graça e o louvor da instituição divina do casamento que glorifica a Deus; casando no cartório e, se desejar, no religioso, para compartilhar junto aos teus irmãos em Cristo e familiares a benção do matrimonio.

Que Deus Restaure o seu Casamento!

16 comentários:

  1. Sol eu sou solteira posso lutar por um rapaz também solteiro? Como faço para lhe contar minha historia em relação a esse rapaz?

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não sou casada com meu marido mais estou na luta pela restauração temos dois filhos e creio que com todo meu esforço Deus vai me honra e meu lar vai ser restaurado para honra e glória de Jesus .

    ResponderExcluir
  3. Sol vivi 7 anos com meu esposo. Tem 11 meses que ele adulterou e pediu para terminar o casamento.
    Mas ele se divórciou da primeira eaposa (17 anos de casados) pra ficarmos juntos.
    Tenho orado por ele. Para Deus fazer sua vontade nas nossas vidas.
    Quero ele como esposo.
    Mas digo a Deus que o que for Sua vontade eu aceito, mesmo que depois de todos esses anos ele volte com a ex eaposa. A qual ja tem outro relacionamento e não tem intenção de voltar com ele. Quero vê lo feliz e ser feliz. Resolvendo toda essa questão de uma vez, seguir em frente, mas não sinto q terminou.
    To agindo dentro da Palavra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe lhe responder, mais Segundo a palavras da Bíblia em Malaquias 2:16a: “Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel.” De acordo com a Bíblia, o plano de Deus é que o casamento seja um compromisso para toda a vida. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).
      Portanto você não esta seguindo a palavra de Deus.

      Excluir
  4. Vivi um relacionamento de 9 anos com meu esposo( não somos casadoa) temos um filho de 3 anos , ontem completo 1 mês que separamos tenho vividos dias difíceis só Deus sabe , estou na luta da restauração do meu casamento ele está irredutível, tá distante até do filho peço a Deus que meu casamento seja restaurado pois o amo muito ainda

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi uma explicacae tao precisa sobre sobre casamento...maravilhosa explicação,os pastores devem aprender sobre isso para dar o ensino correto aos membros de suas igrejas,ao inves de condenar e afastar pessoas de Cristo por nan serem casadas no papel...

    ResponderExcluir
  6. Eu também faço essa pergunta eu fiquei junto com uma pessoa 18 anos 7 anos morando juntos mas não tivermos filhos eu tenho uma filha do primeiro relacionamento e o pai dela morreu quando ela tinha 5 ano,já estávamos separados e eu já estava com esse rapaz a um ano quando ele morreu. nosso começo foi na igreja começamos mas depois estabelecemos esse essa relação sem a presença de Deus, agora ela terminou e nós não nos vemos, não temos vínculo nenhum ele mora em outro lugar em outro bairro não temos nenhum contato nem com família nem nada peço orientação para esse caso também

    ResponderExcluir
  7. Sou casada 26 anos e agora meu esposo me revelou que nao me ama como eu amo ele.to arrazada ele disse que gosta muito de mim , mas nao me ama.e que nao vai me deixar, preciso reconquista ele , o que faco ñ

    ResponderExcluir
  8. Me coloca no grupo por favor 996799625 🙏🙏🙏🙏😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  9. Me coloca no grupo por favor 24 998159713

    ResponderExcluir
  10. Desculpa, não entendi o texto. Podemos lutar então?

    ResponderExcluir
  11. Quero muito participar do grupo 71 992803971 salvador Bahia

    ResponderExcluir
  12. Fui casada 25 anos com meu marido, tenho 2 filhos já adultos e casados. Me traiu com outra mulher, resolveu ficarem juntos, saiu de casa por causa desta...fazem já 18 anos que estamos separados, divorciados, ele ficou um tempo com está, ďeixou dela ficou com outra, e agora voltou com a primeira. Amo meu marido...eu e meus filhos ainda esperamos pela volta dele.

    ResponderExcluir
  13. Quero participar do grupo. 18 996483634

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de entrar no grupo de restauração, estou a mais de 7 anos no deserto, e não sei mais como agir pois meu marido bebê, preciso de ajuda espiritual e oração. Quero poder ouvir conselhos e poder compartilhar minhas experiências também, pois aos olhos humanos não tem jeito, mais para Deus não ha impossível... 67998979521

    ResponderExcluir