A separação conjugal é uma fase dolorosa na vida de qualquer casal. Há dados científicos que comprovam que se assemelha ao luto, nesse caso luto de pessoa viva. No entanto, mesmo nas situações mais difíceis, existem oportunidades para a reconciliação e a restauração do casamento. Se você está passando por uma separação e acredita que seu casamento ainda tem esperança, esta mensagem é para você.
A gente só encontra informações à respeito desse assunto quando estamos no fundo do poço, quando não encontramos mais saída para nosso problemas, quando não temos nenhuma esperança de que as coisas vão se resolver. Quando iniciei nessa jornada jamais imaginei que teria tantas pessoas lutando pelo casamento, na realidade um universo diferente surgiu bem na minha frente quando pesquisei sobre divórcio rsrs. Creio que Deus foi encaminhando para que eu encontrasse milhares de pessoas que estavam passando pelo mesmo sofrimento de terem a família destruída.
Além da culpa que carregamos por sermos incapazes de manter um casamento, ainda passamos pelo julgamento das pessoas mais próximas que nos olham diferente, que muitas vezes não entendem nossas escolhas e nos julgam por lutarmos por algo que na visão humana é impossível. Vou compartilhar algumas orientações valiosas que me ajudaram nessa caminhada de fé e conhecimento pessoal onde o Espírito Santo de Deus foi me direcionando e mostrando o caminho para minha saída do deserto.
Lutar pelo casamento não é uma tarefa fácil, imagina lutar sozinha já que o outro já desistiu há tempos de viver em família. Sim, é difícil aceitar, mas encarar o problema de frente é a melhor alternativa no momento, construir com Deus uma base sólida é fundamental para o sucesso da sua jornada.
Reflita sobre suas motivações que te levaram a buscar pela restauração do casamento, será que foi amor à família ou a ânsia de não querer perder e sempre ganhar. Sim, sua resposta vai determinar suas motivações para que não desista no meio do caminho. Lutar pelo casamento é antes de tudo lutar por um projeto de vida onde você deve entender o seu papel de enfrentar as tempestades na alegria e na tristeza. No meu caso creio que primeiro busquei pela "dor de cotovelo", "como assim ser abandonada, repudiada pela pessoa que me jurava amor eterno?", isso realmente não entrava na minha cabeça. Acho que até por isso quis provar para mim mesma que era capaz de seguir adiante e ver ele voltar implorando perdão.
Num segundo momento a vontade de ter minha família de volta veio tão forte que não me importei mais com os comentários de "que os outros vão dizer", "nossa mas o que ele fez nesse período", "como assim aceitar de volta", tudo isso se tornou insignificante quando descobri sobre o amor de Deus e seu perdão incondicional. Sim, o perdão não é uma condição e sim, um ato de amor e libertação, eu escolho perdoar para seguir sem o fardo pesado que por muito tempo me enfraqueceu.
A busca pela restauração com Deus é uma decisão, então se comprometa a orar, jejuar, se santificar e a lutar contra o enfraquecimento da fé. Vai ter horas que isso se tornará uma montanha russa onde um dia estamos ótimos, forte e no outro péssimos, enfraquecidos pelo cansaço do tempo. Não se cobre tanto, isso é normal, somos humanos e não super-heróis! Contudo deve se esforçar para não deixar a fé esfriar, tenha em mente que a fé remove montanhar e o Senhor já nos ensinou que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda será o suficiente para alcançarmos a vitória.
"Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês. (Mateus 17:20)
A oração é o nosso canal de comunicação com Deus, então comunique-se de forma aberta e honesta, entenda que o Senhor já sabe de tudo, mas ouvir da sua boca palavras de confiança fará toda diferença na sua busca. Nessa busca de restauração pessoal identifique padrões de comportamento destrutivos que fizeram você adentrar no deserto. Sim, erramos várias vezes sem ao menos percebermos. Entendam que vocês são diferentes, vieram de família distintas onde cada qual tinha uma cultura, educação, aprenda a resolver conflitos internos que causam problemas no seu dia a dia e, principalmente na sua mente. Peça ao Espírito Santo de Deus te mostrar e assim Ele fará.
Aprenda com o passado, foque no presente. Embora seja importante aprender com os erros do passado, é essencial que você evite se fixar neles. Use o passado como uma lição para o presente e foque em construir um futuro melhor para que juntos prossigam com um casamento saudável, onde o alicerce é Deus. Perdoe, perdoe, perdoe, a sua palavra de vitória se chama PERDÃO! Erros cometidos não podem ser concertados, já passou, passado, concentre-se no presente e nas ações que podem ser tomadas agora para fortalecer o relacionamento.
Invistam tempo e esforço para cuidar de si, antes dos filhos, pais, amigos, você precisa estar bem para ser feliz na caminhada. Não pense que é um trajeto onde terá apenas sofrimento, muito pelo contrário, a caminhada pode ser leve e feliz dependendo de como você encara os desafios. Se eu olhar apenas o sofrimento, é isso que vai aumentar a minha frente; agora se eu olhar que até nas provas temos alegrias, é isso que vai aumentar na minha vida. Seja feliz e espere a volta do cônjuve vivendo e não vivendo por esperar.
Pratique a paciência e a resiliência, a restauração de um casamento não acontece da noite para o dia. É um processo que requer paciência, resiliência e comprometimento com Deus. Espere que haja altos e baixos ao longo do caminho, mas não desista facilmente. Lembre-se de que o amor verdadeiro vale a pena lutar. Mantenha-se focado nos objetivos que você estabeleceu para o seu relacionamento e encontre forças para superar os desafios. Atente-se que o inimigo fará tudo para que desista.
Embora a reconciliação após a separação seja um desafio, não é impossível reconstruir um casamento ferido. Com dedicação é possível restaurar a conexão e o amor entre você e seu cônjuge. Lembre-se de que cada casamento é único, e as estratégias que funcionam para alguns podem não funcionar para outros, contudo se colocar o senhor à frente de tudo terá a vitória com certeza. Deus não faz acepção de pessoas e, seu caso, não é mais difícil que o do outro. Com coragem e perseverança, você pode trilhar o caminho da reconciliação e construir um casamento mais forte e significativo. Você não entrou no deserto apenas para queimar o pé na areia escaldante, você entrou para aprender a ter uma vida nova com o Senhor orientando seus passos, então estaja pronto a aprender.
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31)
A chave é: fé!!! Com a fé entramos em oração, jejum, consagração e ao final alcançamos a vitória pois nossa confiança está em Deus e não no homem.
Fiquem na paz!!!
Sol
Blog Restaurar Casamentos
Deus é maravilhoso ♥️🙏
ResponderExcluirLindo texto Sol! Obg por tanta dedicação!
ResponderExcluir