sábado, 2 de setembro de 2017

Tudo vai bem.....


Como você está? Como tem passado? 

— “Tudo vai bem”

Quantas vezes você fez como Sunamita? Escondeu suas dores, encobriu suas feridas e deu um largo sorriso para demonstrar que tudo estava na mais perfeita harmonia. Foram muitas, não é? Eu bem sei o que é isso, é estar despedaçada por dentro e mesmo assim, sorrir para não demonstrar o sofrimento e a angústia na alma. 

Para quem não conhece, Sunamita era uma grande mulher temente a Deus que morava na cidade de Suném (por isso, Sunamita em referência a sua cidade, seu verdadeiro nome não é citado na bíblia) entre os montes de Gilboa e Tabor, ao norte do Vale de Jezreel, justamente o caminho de passagem do profeta Eliseu e seu discípulo Geazi ao monte Carmelo, lugar que recolhiam-se para oração e santificação. Compadecida pelo profeta e seu discípulo em não terem lugar para descanso, ela conversa com seu esposo e o convence a construir um quarto em sua própria casa para os abrigarem e os alimentarem. Sunamita percebia em Eliseu um santo homem de Deus.

Vendo tamanho apreço por eles e sem pedir-lhes nada em troca, Eliseu pergunta a Sunamita se havia algo que pudesse fazer para retribuir por todo o bem que ela os concedia, e se houvesse algo, ele intercederia ao rei. Sunamita responde-lhe apenas: “Eu habito no meio do meu povo” (2º Reis 4:13), como se diz: “Não necessito de nada, aqui com meu povo tenho tudo”. Notando que ela não tinha filhos e que seu marido já era de avançada idade, o profeta Eliseu pede a Deus para agraciá-la com um filho.

Sunamita abraçou o seu filho tão almejado, tendo ele já crescido, morre em decorrência de uma forte insolação. Desolada e por certo sentindo uma grande tristeza, ela não se lamentou, não se revoltou contra Deus e muito menos murmurou, apenas deitou o filho na cama do profeta e foi a sua procura ao monte Carmelo, cerca de 24 horas dali. Ela chamou seu marido e disse-lhe que ia ter com o profeta Eliseu sem contar-lhe o acontecido, o marido perguntando porque iria naquele dia, ela simplesmente responde “tudo vai bem”, e por onde passou dizia: “tudo vai bem”. Ela era a verdadeira mulher crente que mesmo dilacerada por dentro, não perdia a fé em Deus e confiava piamente que a vida do seu único filho seria restabelecida.

Como pode? Que confiança é essa? Que fé é essa? Qual o segredo de tamanha crença? 

A resposta é Deus.... Sunamita confiava em Deus e isso era real, era visível e extraordinário. Quantas vezes nos sentimos como Sunamita, com nossos sonhos mortos, com a tristeza latente e com um grito preso à garganta? Quantas vezes precisamos esconder nossos sentimentos, nossas frustrações para não transparecermos a outras pessoas? É difícil, mas temos que confiar cegamente no Senhor e na sua providência, e te garanto que com essa conduta, você estará no caminho certo e prestes a receber seu milagre.

Por muitas vezes meu sorriso era somente externo, um sorriso falso, sem brilho e sem cor, no entanto, minha confiança estava alicerçada no meu Deus que não se ausentou em nenhum minuto, permaneceu sempre lado a lado comigo e por muitas vezes me carregou no colo durante meu percurso no deserto. Quando meus amigos e minha família perguntavam-me como eu estava, “tudo vai bem”, essa era minha resposta, eu estava como Sunamita, feliz por fora, triste por dentro e com uma fé inabalável em Deus.

Meu lar estava triste, nossa família em frangalhos, meu esposo longe de casa e minhas filhas presenciando todo meu sofrimento. Foram dias, meses, passou-se um ano e... “tudo vai bem”, ow glória!!! A fé inabalável nos que confiam no Senhor, “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Salmos 125:1). Os tempos foram passando e minha fé amadurecendo, contemplei inúmeros milagres vindo da parte de Deus, caminhei léguas no deserto ardente, mas no fundo a minha alegria tinha regressado, pois aprendi a alegrar-me nas pequenas coisas. Descansei nos braços do pai, por mais difícil que era a caminhada, repousei-me em “Sunem”, fui aos montes santificar-me, busquei verdadeiramente o reino dos céus e abriguei-me no “monte Carmelo”.

Em meio a grandes tempestades, dias tenebrosos, noites frias e escuridão, enxerguei a luz de Jesus Cristo, alcancei a plenitude da fé e obtive a minha vitória, meu casamento restaurado, minha família novamente reunida; assim como Sunamita que recorreu ao profeta e obteve o milagre da vida do filho. Qual o milagre que você precisa no dia de hoje? Qual a sua petição? “E Jesus lhes disse: .... se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20).

Te convido a deixarmos de lado nossa insignificância como seres humanos errantes que somos, e buscarmos as coisas do alto de todo coração, com sinceridade. Deus nos conhece e sabe das nossas falhas, imperfeições e medos, por ser misericordioso e “pai”, Ele nos ama incondicionalmente e nos socorre quando clamamos. Confie, entregue-se e creia que nada é demasiadamente difícil para o Senhor, sua causa não está perdida, mesmo que aos seus olhos pareça morta, o nosso Deus é capaz de trazer a vida, de abundar e superabundar a graça do seu filho Jesus Cristo. 

Confiemos sem desanimar!!!! Que Deus abençoe a todos que o buscam de puro coração!!!

Fique na paz!!!

Sol



6 comentários:

  1. Oi, Sol. Me chamo Daniela e mandei um e-mail pra vc. Por favor preciso de ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã é um refrigério ler suas publicações. Meu desejo é que Deus abençoe ricamente sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Sol!
    Vc retratou muito bem a estória da Sunamita! Acredito que essa estória retrata o momento de muitos de nós! Glória a Deus por seu casamento restaurado! E assim como vc e a Sunamita, tenho certeza que muitos de nós que cremos no nosso Deus misericordioso e vivemos o evangelho, vamos receber nossos milagres! Que Deus abençoe sempre vc e sua família!

    ResponderExcluir
  4. Solzinha,

    Texto Maravilhoso!

    Que Deus continue iluminando a sua mente minha amiga!

    Douglas

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto sol, assim estou sentindo nesse momento.. Acabada por dentro, mas com fe em Deus de que tudo vai dar certo, tudo esta e vai ficar bem.
    Te enviei um email, espero por sua ajuda!

    ResponderExcluir