Sabe aquele amigo pessimista que sempre olha as circunstâncias com olhar de derrota??? Conhece alguém que só abre a boca para reclamar ou falar dos problemas??? Então, esses dias fiquei pensando sobre isso, tenho amigos prósperos que são muito bem casados, têm uma vida financeira ajustada, projetos em andamento e vivem o hoje com gratidão esperando sempre que o amanhã seja melhor. Por outro lado, tenho amigos que reclamam de tudo, nada está bom, o clima, a economia, a política, o país, o emprego, o casamento, vivem um hoje ruim e o amanhã então, nem se fala. Em ambos os casos, esses amigos são Cristãos e conhecem a palavra de Deus, mas como podem ser tão diferentes???
Confesso que minha mente deu um nó, fui estudá-los para conhecer um pouco mais sobre as vivências e o porquê de uns serem tão prósperos mentalmente e outros não, e foi exatamente nesse ponto que enxerguei o poder da mente. Nossa mente é um campo fértil, onde batalhas são travadas diariamente e dependendo do foco e do olhar que damos para certos assuntos podemos cair na cilada de afundarmos no pessimismo e na incredulidade. Sim, mesmo Cristãos vacilamos na fé por vivermos em crenças limitantes e que fazem com que a nossa mente acredite que nascemos para sofrer, e não, isso não é verdade.
A palavra de Deus é bem clara que nesse mundo teríamos aflições, porém como Jesus Cristo venceu o mundo nós também venceríamos, veja bem, vamos vencer, isso já é uma promessa.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33)
A paz citada no versículo acima é tudo que precisamos, a paz que excede todo o entendimento o amor e direcionamento de Deus, e se temos isso somos privilegiados porque temos o melhor pai e melhor guia, o melhor amigo. Muitos que estão lendo esse artigo estão no deserto pela busca da restauração do casamento como um dia estive, posso garantir que tudo passa, a dor, a mágoa, a angustia, o rancor, Deus é tão maravilhoso que vem com seu amor transformando nossa vida e mudando o nosso olhar, as coisas que antes eram importantes de uma hora para outra deixaram de ser; outras que nunca foram prioridades tornam se a priori.
Neste sentido, gostaria de dirigir-me aos que andam desanimados e com olhar para as coisas ruins da vida, que estão necessitados de paz e coragem para vencer as barreiras naturais da vida, digo com propriedade que a decisão está nas suas mãos. Se está doendo muito vai direto ao colo do pai, lembre-se do convite que Ele nos fez há anos e que está válido até os dias de hoje:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)
Esse alívio é o que cura as feridas, o renovo do Espírito Santo que nos põe de pé para prosseguirmos até alcançarmos a vitória. Não podemos ficar o tempo todo olhando com pessimismo para os problemas, entendo que seus problemas são inúmeros e que crescem a cada dia, mas já ouviram falar que se você põe energia em algo, aquilo cresce? Então, convido-os a não colocar mais energia ao problema e sim, na solução.
A diferença está na decisão de parar de alimentar esse problema constantemente para que o foco seja estritamente na sua solução. Temos que trazer a mente aquilo que ainda não temos, e isso é fé, é olharmos além das circunstâncias, é já agradecer pela benção recebida sem ao menos vermos uma nuvenzinha no céu, parece loucura não???
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” (1 Coríntios 1:27)
Somos loucos mesmos, como buscar a restauração de um casamento falido, querer estar junto de uma pessoa que nos repudiou e que nos maltratou optando por seguir a vida nos colocando a parte dela? Se isso não é loucura, eu não sei o que é. Mas, fingir-se de louco as vezes dá certo rsrsrs. A minha loucura deu muito certo, meu casamento foi restaurado, hoje vivo uma vida completamente diferente do que vivia, olho para as coisas que me dão paz, foco sempre no positivismo com fé que tudo vai dar certo e se não der, será melhor porque Deus está a frente de tudo.
Onde está o seu olhar, onde está o seu foco??? É claro que nem todos os dias estaremos bem, mas fazer com que o dia fique bem é um propósito a ser alcançado e totalmente atingível. Se todos os dias ao levantarem vocês agradecerem a Deus por estarem vivos, por estarem em Sua presença comendo o melhor pão dessa terra (a palavra) e compartilhando do Seu amor, podem ter certeza que o dia será bom. Se definirem que nada nem ninguém tirará a sua paz e que seu dia será único e maravilhoso, que terá bênçãos sem limites no campo material e espiritual, já com o coração cheio de gratidão, aí posso garantir que seu dia não será bom, ele será ótimo!!!
A gratidão atinge um grau tão elevado de espiritualidade que nos contagiamos com ela, reforçar ao pai que somos gratos por atravessarmos o deserto que antes parecia intransponível, vencendo diariamente as barreiras que são encontradas pelo caminho, tendo a absoluta certeza que a vitória virá, isso já é um grande milagre. A vitória no percurso não é apenas a restauração do casamento, são inúmeras, de vencer o “eu” todos os dias, de lutarmos com nós mesmos pelo desânimo que teima em aparecer, de levar com afinco a decisão de lutar pela família muitas vezes com lágrimas nos olhos como Davi pronunciou em um de seus Salmos:
"Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas" (Salmos 6:6)
A tristeza deve ser passageira e não pode sobrepor a felicidade a qual alcançamos nesse percurso, muitas vezes nos entregamos as situações de derrota e paralisamos no caminho impossibilitados de agir com fé. Nessa hora a dor que parecia insuportável após uma oração de quebrantamento aos pés do Senhor se torna tão amena e suportável que até esquecemos. Toda vitória vem debaixo de muitas provas, se olharem para trás verão o quanto já progrediram e o quanto são vencedores.
Já reguei muito o meu travesseiro com lágrimas e com gritos de dor profunda, mas também já louvei arrancando a alegria adormecida por vitórias alcançadas. Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento, de sanar nossos problemas, o socorro vem do alto e o nosso foco deve estar lá.
Observando esses amigos que citei acima, pude concluir que os bem aventurados são os que levam a vida sempre olhando para o alto, não esquecendo das promessas e com metas a serem alcançadas sonham, projetam o melhor e com a ajuda do pai, conquistam; já os do lado pessimistas não sonham porque já se antecipam na derrota, categoricamente creem que não terão possibilidade, culpam o governo, a economia, os outros, sempre os outros, estão continuamente se vitimando e não conseguem sair do lugar. Se pudessem ligar o botãozinho e mudar a mente saberiam que tudo é possível.
Com esse texto almejo que reflitam para onde está o vosso olhar??? O foco??? Seu olhar está elevado ao céu, sua resposta está no alto? A sua visão é de restauração e recomeço ou de derrota e desgraça??? Lembre-se que deserto é lugar de passagem, olhe a direção correta para encontrar a saída. Essas circunstancias as quais está vivendo não são eternas, são tribulações momentâneas, algo bom está a caminho e se seu olhar estiver no pai, Ele estará com seu olhar em ti.
Enxugue suas lágrimas, as obras de Deus são perfeitas, Ele é a nossa força, somos humanos falhos e vacilamos na fé, porém lá no fundo temos a certeza de que há esperança e há amor, somos a fonte do amor, somos a imagem e semelhança de Deus e por certo Ele cuidará de fazer o milagre, vivamos o hoje com gratidão, as mágoas ficarão no passado e não lembraremos mais, o amanhã a Deus pertence e comemoraremos em família por tamanha graça.
Fiquem na paz!!!
Sol
Blog Restaurar Casamentos
Suas palavras me serviram como uma luva. Estavam direcionadas para mim. Provas de que Deus está nos guiando pelo deserto. Obrigada pelas belas palavras.
ResponderExcluirAmem��..palavra que veio para acalentar a minha alma, estou passando pelo decerto, mas estou glorificando, confesso que muitas vezes o desânimo quer me fazer parar
ResponderExcluirMas todas as vezes que penso em parar DEUS me trás uma palavra, um louvor ou até mesmo um sonho que me faz prosseguir..Sei que bem perto está minha vitória!!
Bom dia...um bálsamo para minha alma. Gostaria de saber como entrar no grupo restaurar ou aguardar vaga
ResponderExcluirEu tbm quero muito entrar no grupo
ExcluirInfelizmente nosso grupo está lotado e não temos vagas, aproveitem o blog e o canal do Youtube. Deus abençoe!!!
ExcluirExcelente reflexão!!! Mentes renovadas vidas transformadas! É no deserto q a sede se torna mais insuportável, mas tb, é nesse mesmo deserto que temos as promessas para encontrar a fonte de água viva! A sede (dor) aumenta qd gastamos a nossa energia com murmurações e lágrimas de tristeza. Olhemos para o alto pq é lá q está o caminho que nos mostra a saída. Olhando ao redor todos os caminhos parecem iguais. A paz de Cristo para todos!
ResponderExcluirAleluia!! Deus é maravilhoso.. misericordioso.Creio nas promessas... seja feita a vontade de Deus!!
ResponderExcluiruma verdade, preciso mudar minha mente!
ResponderExcluirMe chamo Raquel Ramalho.
ResponderExcluirTenho acompanhado seu blog, os vídeos no YouTube tem me ajudado bastante a me posicionar. Minha família é projeto de Deus, no seu kairós será restaurada.
Gostaria de fazer parte do grupo.
Infelizmente nosso grupo está lotado e não temos vagas, aproveitem o blog e o canal do Youtube. Deus abençoe!!!
ExcluirGraça e paz Sol,eu sou grata ao nosso Deus por tudo mais um pouco por te conhece pela sua pessoal restaurada.
ResponderExcluirEstou no deserto a um ano e quatro meses estou em busca de orientação e parceria de oração me sinto desanimada
ResponderExcluirEssas palavras aumenta minha caminhada que alguns momentos acabo desanimando ,não com Deus com as lutas mais tenho fé que cada dia deus me fortalecerá.
ResponderExcluirMuito lindo suas palavras nos dar ânimo e paz que Deus te ilumine sempre.
ResponderExcluirDeus é zeloso com seus pequeninos.
ResponderExcluirAs vezes estamos tão fortes, já outros dias tão desanimadas pela caminhada.
O olhar espiritual é um exercício diário, pois o tempo e nossa mente são nossos piores inimigos.
Lembro que quando iniciei o deserto encontrei o blog e os testemunhos sempre alimentaram minha fé. Iniciei a todo " gás" buscando intimidade com Deus, orando, focada... O tempo foi passando e as circunstâncias trouxe desânimo, pessimismo. O pensamento já era, será que???
Hoje abro a página e encontro esse texto maravilhoso, renovo na alma.
Bom dia Sol, gratidão a Deus por ter encontrado seus vídeos no YouTube,tem me ajudado muito,mas gostaria de te enviar um e-mail contando um pouco da minha história, pois estou no deserto a pouco mais de 1 mês e queria muito um aconselhamento seu.
ResponderExcluirDesde já agradeço!
Sol gostaria muito de falar com você Só por um minuto gostaria de ter alguém pra desabafar minha familia mora na Bahia eu Só com meus 2 filhos meu marido se foi a 1 ano e eu não sei se devo desistir ou continuar oro muito mas preciso de uma forca
ResponderExcluirSol gostaria de saber seu email
ResponderExcluir