sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Devo ou não usar aliança?




Muitos questionamentos estão sendo feitos sobre o uso da aliança pelas pessoas que buscam a restauração do casamento. As perguntas mais comuns são: se devem ou não usar? Se usei na época do meu deserto? Se ao tirarem a aliança podem estar quebrando o pacto de casamento feito diante de Deus?, entre outros. Bom, vamos lá!!! 


No início quando Deus criou o mundo não havia nenhum objeto que representasse o matrimônio, Adão e Eva por exemplo, tornaram-se uma só carne na criação da mulher, e na questão do casamento selado por Deus propriamente, por meio da conjunção carnal (sexo) em por obediência a Deus,  e para construção familiar. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). Assim, como Adão, os que vieram depois casavam-se estreitando laços sociais com o desejo de constituírem famílias e, comerciais afim de agregarem patrimônios. 

O uso de objeto como representação de compromisso era costume dos povos hindus e depois, proliferada pelos gregos e romanos, utilizando-se o anel no quarto dedo, por acreditarem ser a veia que tem ligação direta com o coração (veia d’ amore), fato já descartado pela ciência. 

Somente no século V, a igreja católica instituiu o “ritual do casamento”, com alianças, vestidos de noivas, cerimônias diante de um sacerdote e ministro religioso. Por recomendação do catolicismo anos depois, os interessados em adquirir matrimônio deveriam ter um tempo de convivência com a outra pessoa para estreitarem laços afetivos, para então, selarem o compromisso do casamento e nessa concepção foi surgiu o noivado, cujo o uso da aliança seria uma forma de pré-anúncio do matrimônio. 

Ao longo dos anos, o comércio do objeto se tornou algo lucrativo e comercial, a cada época surgem novos modelos com variados tipos de metais preciosos e pedrarias finas.

A aliança no casamento nada mais é do que demonstrar à sociedade que as pessoas estão comprometidas e não estão livres para novos relacionamentos. Portanto, vemos que o uso da aliança não interfere na decisão de Deus em restaurar ou não um casamento, já que de forma alguma foi Deus quem impôs o uso desse objeto.

Veja bem, ter um objeto e usá-lo acreditando que é uma “aliança” com Deus é errôneo, e de forma alguma, tal afirmação está contido nas Sagradas Escrituras. As pessoas que se apegam a aliança acreditando que isso agrada a Deus e que trará o esposo de volta é o mesmo que crer em amuletos, apegar-se em simpatias, sincretismos pagãos, religiosidade.

Não tirar a aliança por medo de desagradar a Deus é outro equívoco, afinal não foi Ele que instituiu esse objeto como aliança matrimonial. O que desagrada a Deus é desrespeitar seu cônjuge e não cumprir com o seu papel de esposo ou esposa dentro de um matrimônio cristão, adulterando, utilizando-se de pornografias, assim como está em, Hebreus 12:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

No meu caso, após uma discussão bem antes da minha separação, eu tirei minha aliança e obriguei que meu esposo fizesse o mesmo (comportamento tolo e infantil), então, quando realmente nos separamos já não usávamos mais aliança. Porém, fiquei incomodada com o fato das pessoas perceberem que eu estava “disponível” e se aproximarem para propor-me um novo relacionamento, essa jamais era minha intenção. 

Coloquei um anel no dedo anelar para não chamar tanto a atenção, e prossegui orando a Deus para que meu casamento fosse restaurado. Ou seja, o desejo do meu coração, MESMO NÃO USANDO ALIANÇA, era ter meu esposo de volta e minha família restaurada. 

Tenho absoluta certeza que se eu recolocasse a minha aliança, meu marido se irritaria profundamente, se sentiria afrontado e seria mais um motivo de brigas entre nós. Preferi buscar a Deus, clamar em jejuns e orações pela volta do meu esposo e não me ater em um objeto que representou tão pouco durante meu casamento, ou quase nada enquanto estive junto ao meu esposo. 

Assim como eu, muitas pessoas não querem ser importunadas por novos pretendentes, e isso faz com que elas mantenham o uso da aliança para não se mostrarem disponíveis. O meu conselho é primeiramente ver se essa atitude não afetará seu cônjuge, caso ele não se agrade, tire imediatamente para não terem maiores transtornos. Agora se perceber que seu cônjuge não se incomoda e até mesmo gosta de te ver usando a aliança, permaneça com ela. Recomendo, portanto, que você faça uma análise e veja se manter a aliança vai te ajudar no processo de restauração ou não. 

O que não podemos de forma alguma é nos apegar em objetos acreditando que isso trará o cônjuge de volta, isso é fábula. O que trará seu cônjuge de volta é sua comunhão com Deus, sua busca em oração, jejuns e santificação. Deus não olha como os homens, Ele vai mais além, “... porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).

Hoje para honra e glória do Senhor meu casamento está restaurado e uso a minha linda aliança SIM, com muito orgulho!!!! E assim como antes, continuo compromissada e não disponível rsrs.

Fiquem na paz!!!

Sol



16 comentários:

  1. Só uma observação no seu texto, Sol.
    Vc disse: "Adão e Eva por exemplo, tornaram-se uma só carne através de conjunção carnal (sexo)"

    Adão e Eva se tornaram uma só carne, antes da relação sexual. Veja em Genesis 2 e depois Genesis 4.
    Inclusive, exatamente por serem uma só carne, é que o casal pode ter relações sexuais. Tem um livro excelente, que explica direitinho essa parte. Deixarei o link para consulta.

    https://drive.google.com/file/d/0B_ZIYQzrqyEqQU55RGdKZGY2LXc/view?usp=drivesdk

    Fica na paz!

    Jaime Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz Jaime,

      Sim... nesse caso específico me referi ao casamento selado por Deus e não apenas na criação da mulher, mas para não ter dupla interpretação, acrescentei a criação e a situação do casamento específico.

      Muito obrigada pela sua contribuição e pela recomendação do livro.

      Deus te abençoe e fique na paz!!!

      Sol

      Excluir
  2. Olá, Sol! Me chamo Maria, gosto muito do seu blog e também do seu canal no YouTube. E digo que tem sido muito edificante todo o material daqui do blog e do canal, tem me ajudado muito. Meu esposo saiu de casa há três meses, e não tivemos mais contato, eu continuo usando a aliança, justamente para mostrar que não estou disponível para outros relacionamentos.Eu tenho buscado em Deus pela minha restauração e pela restauração do meu casamento. O Senhor é a minha força e nEle está a minha confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria que esteja gostando, fique firme e lute pelo seu casamento, Deus é mais que poderoso para reverter qualquer situação. Que Deus te abençoe, te dê força e sabedoria!!!

      Excluir
    2. Bom dia sol, estou no deserto pela restauração e preciso muito de ajuda e orientação, como faço para entrar em contato com vc,desde já agradeço e q Deus abençoe sua vida

      Excluir
    3. A paz Jessica,

      sol.restauracao@gmail.com

      Excluir
  3. A paz do Senhor Sol, procurei seu testemunho aqui e nao encontrei. Vi a todos! O seu esta aqui no blog? Gosto muito de ver testemunhos...para edificar mais minha fe. Estou separada ha dois anos...mas estou confiante que Deus vai restaurar meu casamento, mesmo sabendo que o inimigo tenta ofuscar nossa fe. Deus continue lhe abencoando! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu está fixado na página inicial do blog do lado direito.

      Excluir
  4. Olá bom dia sol ,estou na batalha espiritual de restaurar minha família é meu casamento estou lutando na verdade já faz algum tempo pq minha esposa saiu de casa ,voutou e saiu de novo pq acho q não estava preparado p essa volta ,infelizmente hoje já estou mais preparado p q isso aconteça ,estou no deserto lutando contra todos e tudo mas DEUS está comigo e ir isso tenho acompanhado muitos vídeos e matérias sobre isso q tem me ajudado muito ,no caso das alianças uso sim p q outras pessoas veja q sou casado e não se aproxime ,e achei muito bacana sua explanação muito obrigado pelas dicas e q DEUS te abençoe sempre e q logo posso estar glorificando minha restauração em nome é honrra do senhor DEUS

    ResponderExcluir
  5. Sol boa tarde, me separei primeiro do meu marido, ele batalhou da forma errada para reatar e me afastou mais dele, eu com falta de sabedoria e cega o rejeitei. Hoje quem teve um encontro com Deus foi eu, e eu estou no deserto. Antes de entrar no deserto eu ia vender minha aliança mais chegando próximo ao rapaz que ia comprar eu havia perdido ela. Traduzindo fiquei sem aliança, vou comprar um par novo e minha pastora vai consagrar porque sou casada e ando sem aliança, vou guardar a do meu marido. Você conhece pessoas que fizeram o mesmo nessa sua caminhada de ajudar almas a encontrar a Deus?

    ResponderExcluir
  6. Oiii o meu marido jogou foram aliança

    ResponderExcluir
  7. Oi, sol a paz, estou separado já alguns tempos tenho tido dificuldade em lidar com a separação ora me dá vontade de tirar aliança outra naopornão ainda quero minha família estou lutando pela restauração do meu casamento. Preciso da tua ajuda

    ResponderExcluir
  8. Sol queria entra no seu grupo do zap ,como faço? 083 988800988

    ResponderExcluir
  9. Ja vai fazer 3 anos que separei, e agora que bateu esse tal luto. Devo fazer o que meu coração manda? Continuar usando aliança?

    ResponderExcluir
  10. vamos la ela depois de uma discussão tirou a aliança e trocou por um anel,eu continuo com a minha em minha mão ela diz que nao quer mais voltar tem 7 dias que aconteceu ,devo tirar tambem ou continuo usando,

    ResponderExcluir